Notícias

Começa a Quaresma na Terra de Jesus

Quarta-feira de Cinzas assinala início da Quaresma. Na Terra Santa, cristãos locais se preparam para viver intensamente este período.

comshalom

Na Basílica do Santo Sepulcro, logo cedo, peregrinos vindos de diversos países participaram com os franciscanos da Missa de Cinzas.

Como propôs a Liturgia, é preciso se converter e crer no Evangelho. E conversão, como explicou Frei Orlando Cabrera, implica em gestos concretos, mas não de modo aparente!

Fr. ORLANDO CABRERA, ofm
Santo Sepulcro
“Papa Francisco tem nos orientado a vivência real de nossa fé. Não para sermos vistos, mas, para encontrar sentido em tudo isso porque, se não for assim, caímos na rotina, em algo que se converte somente em aparência e, no fim, não se nota, não se vê. E viver isso nesse lugar onde Jesus culminou sua vida, onde concluiu o testemunho que veio nos dar, é um privilégio”.

Justamente, bem perto do local onde Jesus foi sepultado e ressuscitou, os fiéis receberam a imposição das cinzas e se recordaram que somos pó e ao pó retornaremos.

A quarta-feira de cinzas inaugura o tempo quaresmal.

Fr. STÉPHANE MILOVITCH, ofm
Convento de São Salvador
“De Quarta-feira de cinzas a Quinta-feira Santa vivemos a quaresma de conversão. Existe, depois, uma segunda quaresma, quase paralela, que começa no Primeiro Domingo da Quaresma e que termina no Sábado Santo. Esta segunda Quaresma é a preparação para receber o batismo – para quem não é cristão – ou para renovar as nossas promessas batismais”.

A três quilômetros da Cidade Velha de Jerusalém, em Betfagé – local que assinala o encontro de Jesus com Maria e Marta antes da ressurreição de Lázaro e sua entrada em Jerusalém – aqueles que tiveram o privilégio de nascer na Terra de Jesus também se preparam para viver este tempo!

Neste período, mais de 1400 famílias recebem visitas dos freis franciscanos.

Nos falando sobre como viverão a quaresma, dizem que não só fazendo jejum.

JOSE ZAROUR
Músico
“A maior parte das pessoas pensa que o jejum esteja ligado a que alimento comer ou não comer. Penso que, como diz a Bíblia, o mais importante é o que sai da boca do homem e não o que entra”.

MARIANA ZAROUR
Estudante
“Não se trata só de deixar de comer algo, mas de como devemos agir com nossos irmãos. Este é o jejum correto”.

NORMA AWAD
Contadora
“Pessoalmente, por exemplo, eu fumo, mas durante a quaresma deixo de fumar… Existem sacrifícios que oferecemos e fazemos para compartilhar do sofrimento de Jesus. Nós vivemos na Terra Santa e precisamos seguir seus passos”.

Assista o vídeo no site do Christian Media Center


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *