Mundo

Comemore o primeiro aniversário da JMJ Rio!

comshalom

viewAs comemorações de um ano da JMJ no Rio serão realizadas de 15 a 27 de julho. A programação transcorre dentro do projeto Memória e Missão da Arquidiocese do Rio de Janeiro, que visa celebrar o primeiro aniversário da JMJ Rio2013, recordando o encontro do Papa Francisco com os jovens do mundo inteiro e discernir as ações dos católicos diante dos desafios apresentados atualmente.

Serão catequeses, missões, exposição cultural, peregrinação das réplicas dos símbolos da JMJ, a cruz e o ícone de Nossa Senhora. A grande celebração será realizada no dia 26, sábado, na Quinta da Boa Vista, a partir das 13h. A missa presidida por Dom Orani será às 18h. O lançamento do livro de fotos da JMJ acontece no dia 27, domingo, às 17h30, no auditório do Ed. João Paulo II, 2º andar.

Divulgação

Desde o último dia 18 de junho, as redes sociais foram movimentas com a hashtag #1anoJMJRio. Os post no facebook.com/jornadamundialdajuventude motivaram o envio de fotos dos peregrinos e voluntários durante a JMJ.

Toda a cobertura é feita pela Rádio Catedral, com divulgação da programação, incentivo a interagir pelas redes sociais e a usar a #1anoJMJRio. O programa JMIX todas as quartas-feiras às 17h traz entrevistas, músicas, tudo para relembrar o mega evento. A WebTV Redentor também faz a cobertura do maior número possível de eventos dentro do período.

Cultura

Outra ação a ser lançada é a Semana Cultural Memória & Missão. Trata-se de uma exposição itinerante, que se inicia no Largo da Carioca, no dia 15 de julho, e percorre vários locais. A inauguração no dia 15, terça-feira, às 11h30, no Largo da Carioca, terá a presença do arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, bispos auxiliares, vigários episcopais e padres. Em torno da exposição, as paróquias irão organizar eventos, disponibilizar voluntários para conversar com o público. As paróquias vão fotografar as exposições e postar nas redes sociais usando a hashtag #1anoJMJRio.

Catequeses

O próximo dia 19 de julho, sábado, é dedicado às catequeses, missões e celebrações. Em vários locais do Rio de Janeiro, a programação neste dia começa 9h com a leitura orante de Mt 25,31-46. Às 9h30min, serão realizadas as catequeses com o tema: Ano da Caridade: motivos e modos de bem vivê-lo em nível pessoal e comunitário.

O tema visa orientar os jovens a dar testemunho de sua fé e esperança. “O mundo de nossos dias tem mostrado sinais de violência, de agressões explícitas ou veladas contra a vida, em especial a vida mais fragilizada. Qual deve ser, então, a resposta dos cristãos? Por que é tão importante a prática da caridade? Qual a importância da caridade atualmente? Num tempo em que o egoísmo atinge até mesmo a dimensão religiosa, o desejo de fazer o bem aos outros deve ser uma das maiores prioridades. Não basta sentir-se amado por Deus. É preciso ajudar os outros a igualmente se sentirem amados por Deus e pelos irmãos”. A partir das 13h, os jovens iniciam uma atividade missionária, em local a ser escolhido. Às 18h, a Celebração eucarística finaliza o dia. Neste dia, na Igreja N. S. Conceição, em Santa Cruz, haverá a visita das réplicas dos símbolos

Peregrinação dos símbolos

De 20 a 25 de julho, período de celebrações e missões, os sete vicariatos fazem sua programação, considerando que as réplicas dos símbolos vão seguir a seguinte agenda:

20/07 Suburbano
21/07 Leopoldina
22/07 Jacarepaguá
23/07 Sul
24/07 Norte
25/07 Urbano

Durante este período celebrativo, algumas datas se destacam.

Programe-se:

18/6 – quarta-feira. Início da série de programas JuventudeMIX na Rádio Catedral, sempre às 17h, sobre o primeiro aniversário da Jornada. Lançamento da hashtag #1anoJMJRio no facebook.
15/07 – terça-feira. Inauguração da Semana Cultural (exposição de fotos) às 11h30, no Largo da Carioca
18/07 – sexta-feira. Bênção das réplicas dos símbolos por Dom Orani Tempesta, às 19h, na Praça da Medalha Milagrosa, Tijuca.
19/07 – sábado. Celebrações, catequeses e missões nos Vicariatos, a partir das 9h.
20 a 25/7 – domingo a sábado, Continuação das celebrações, catequeses e missões nos Vicariatos.
26/7 – sábado, Celebração de ação de graças pela Jornada e compromisso missionário, na Quinta da Boa Vista, a partir de 13h.
27/7 – domingo. Lançamento do livro da JMJ, no auditório do 2º andar do Ed. João Paulo II, às 17h30.

A JMJ Rio 2013

A JMJ Rio2013 aconteceu de 23 a 28 de julho de 2013 no Rio de Janeiro. Os atos centrais foram na Praia de Copacabana, sendo a missa de abertura com Dom Orani no dia 23, a acolhida ao Papa Francisco no dia 25, a Via Sacra no dia 26, a Vigília no dia 27, a missa de encerramento no dia 28. Naquela semana, mais de três milhões de peregrinos testemunharam a fé em Jesus Cristo para o mundo todo. A Jornada também realizou catequeses com bispos do mundo inteiro, Festival da Juventude com atrações nacionais e internacionais, Feira Vocacional. Voluntários mostraram a força do evento. Famílias e instituições revelaram a acolhida do povo carioca aos peregrinos. O Papa também visitou o Hospital São Francisco, a comunidade Varginha, abençoou os símbolos Olímpicos no Palácio da Cidade, esteve com a presidente Dilma Rousseff no Palácio Guanabara, encontrou com a sociedade civil no Theatro Municipal, falou para os jovens argentinos na Catedral, rezou o Angelus no Palácio São Joaquim, onde almoçou com 12 jovens, falou para o clero na Catedral e no Sumaré, além de visitar o Santuário de Aparecida.

Fonte: Rádio Vaticano


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *