Notícias

Comitê Organizador Local motiva jovens portugueses a vestir a blusa da JMJ 2023 nos dias 28 e 29 de novembro

A motivação tem como público-alvo os jovens portugueses, contudo, nada impede que, no Brasil ou em outros países, esse gesto de solidariedade e esperança aconteça também.

comshalom
Imagem: Divulgação JMJ 2023

Em Portugal, o Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) preparou uma campanha especial para as jovens nos dias 28 e 29 de novembro. Com o tema “Faz missão: este convite é para ti”, a motivação consiste em um chamado para que a juventude portuguesa parta em missão ao encontro daqueles que precisam de oração, atenção ou algum tipo de ajuda em suas tarefas.

“Telefona a alguém que está sozinho, marca uma conversa digital com um familiar mais distante, ajuda uma família em dificuldades, colabora com uma instituição de solidariedade local, realiza uma tarefa na tua paróquia. As possibilidades são inúmeras: convidamos-te a que, olhando para a realidade em que vives, faças aí diferença. Em qualquer caso, cumpre todas as medidas de segurança e distanciamento social. É fundamental que a missão seja realizada individualmente ou em grupos muito pequenos, seguindo sempre as normas”, orienta o COL.

Além disso, a campanha orienta ainda que os jovens vistam uma blusa da JMJ e postem em suas redes sociais com a hashtag #Lisboa2023, compartilhando, dessa forma, todo esse movimento de esperança e solidariedade. Vale destacar que a motivação tem como público-alvo os jovens portugueses, contudo, nada impede que no Brasil ou em outros países esse gesto aconteça também.

Entrega dos símbolos da JMJ

A entrega da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora estava prevista para o Domingo de Ramos, mas com a chegada da pandemia esse momento tão importante para as jornadas precisou ser adiado. A nova data foi tão especial quanto a primeiro, pois, na Solenidade de Cristo Rei, os jovens panamenhos entregaram os símbolos da JMJ para os jovens portugueses. A ocasião contou com público reduzido, mas com alegria transbordante. No final da celebração, Papa Francisco deixou uma mensagem aos jovens:

No final desta celebração eucarística, saúdo cordialmente a todos vós aqui presentes e quantos nos acompanham através dos meios de comunicação social. Dirijo uma saudação particular aos jovens panamenses e portugueses, aqui representados por duas delegações que, em breve, realizarão o gesto significativo da passagem da Cruz e do Ícone de Maria Salus Populi Romani, símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude. É um passo importante na peregrinação que nos levará a Lisboa, em 2023. E enquanto nos preparamos para a próxima edição intercontinental da JMJ, gostaria de relançar também a sua celebração nas Igrejas locais.

Passados trinta e cinco anos da instituição da JMJ, depois de ter ouvido o parecer de várias pessoas e o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, que é competente no que se refere à pastoral juvenil, decidi transferir, a partir do próximo ano, a celebração diocesana da JMJ do Domingo de Ramos para o Domingo de Cristo Rei. No centro, continua a estar o Mistério de Jesus Cristo Redentor do homem, como sempre destacou São João Paulo II, iniciador e patrono da JMJ. Queridos jovens, gritai com a vossa vida que Cristo vive e reina! Se vos calardes, gritarão as pedras! (cf. Lc 19, 40).


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *