Meu nome é Taís, sou natural da cidade de Mococa, localizada no interior de São Paulo e no ano de 2013 mudei de estado para cursar a graduação de economia na cidade Três Rios no Rio de Janeiro.
No final de 2015, conheci a Comunidade Católica Shalom através da Obra Shalom de Três Rios. A partir daí, comecei a trilhar no grupo de oração jovem, onde no mesmo ano realizei meu primeiro Seminário de Vida no Espírito Santo. Contudo, minha principal experiência no carisma e marco em minha vida ocorreram nos dias 23 a 25 de setembro, quando participei do Congresso de Jovens Shalom (CJS) realizado em Brasília.
Durante toda a minha adolescência sempre participei de comunidade de jovens, mas foi na Comunidade Católica Shalom que eu verdadeiramente comecei a amar a Deus de maneira íntima e fiel. O carisma foi aos poucos moldando e penetrando o meu coração.
Quando cheguei no CJS me deparei com a unção, a alegria e o amor de Deus refletido em cada jovem, de diferentes cantos do Brasil e da América Latina. E eu ansiava por isso, dizia fortemente em meu coração: eu quero transparecer esta alegria! Durante a pregação do fundador Moysés Azevedo ficou latente no meu coração o relato do encontro que teve com o Papa Francisco e o pedido do papa sobre a necessidade de consolidar.
“Assim é necessário consolidar na graça de Deus, no carisma, na fé, na oferta de vida, estando sempre em saída para continuar crescendo e dando cada vez mais frutos para construir bem a casa.” Sendo necessário consolidar a nossa fé, a nossa oração e a nossa oferta a Deus, pois há uma humanidade que tem fome da misericórdia de Deus.
E ouvindo estas palavras, vivenciando todo o CJS através das músicas, pregações, orações e partilhas foram provocando o desejo de me consumir sem reservas, de me ofertar e transparecer esta alegria.
Comecei a trilhar no ano seguinte o caminho vocacional, que “coincidia” com o último ano de faculdade. Muitas incertezas, pois com o término da faculdade eu voltaria para minha cidade natal. E Deus me concedia a graça de me abandonar na vontade Dele. Neste ano, meu santo padrinho era São Tomé e uma das motivações era rezar para a missão do Shalom em São Paulo. E durante todo o ano vocacional Deus colocava em meu coração o desejo de vir para São Paulo.
No início de 2018, ingressei na Comunidade de Aliança . Foi um sentimento de muita alegria, mas ao mesmo tempo de questionamentos sobre como seria. E, após discernimento, mudei para São Paulo para viver a vocação e também para trabalhar. Foram tempos desafiantes e abundantes do infinito amor de Deus que se consolidava em meu coração juntamente com a graça de confiar e me abandonar em suas promessas.
Hoje, sou postulante de segundo ano na Comunidade de Aliança e pastora de grupo de jovens. Peço a Deus sempre a graça de me ofertar, irradiar e transbordar a alegria de ser uma jovem eleita. Sou testemunha das realizações de Deus e como Ele realiza quando estamos dispostos a fazer a Sua vontade.
Taís Negromonte da Silva
Comunidade de Aliança em São Paulo
Ver mais
Comunidade de Vida ou Aliança? – por Angela Barroso
Ser Comunidade de Vida – por Daniel Ramos
Ser Comunidade de Aliança – por Denise Landim
20 conteúdos especiais sobre a Vocação Shalom – por Jonas Viana