Shalom

Como planejar um casamento cristão sem perder a sobriedade?

Ludmilla Borges, assessora de casamentos e consagrada da CAl, elencou alguns fatores que devem ser discutidos pelos noivos a fim de tornar esse momento mais feliz e leve

comshalom

O matrimônio, de acordo com o Catecismo da Igreja Católica, é um sacramento de serviço que tem como finalidade a salvação da outra pessoa. Entretanto, antes de servir, o matrimônio envolve muito trabalho e planejamento. Inegavelmente, os valores para os fornecedores de um casamento são mais altos, fato que pode gerar receio nos noivos em abandonar-se na Divina Providência. 

Atualmente, com as novidades de mercado e atualização de tendências, as noivas tendem a ter dificuldade para se planejar e, consequentemente, encontrar a justa medida na celebração do casamento. Além disso, as fabricantes de vestidos de noiva possuem poucas opções modestas – sem transparências no colo ou decotes. 

Dentro da Comunidade Católica Shalom, o casal que queira contrair matrimônio deve apresentar o pedido à Comunidade. Já neste processo inicial, o Espírito Santo encontra espaço para habitar e conceder graças sobrenaturais para o casamento. Esta graça é facilmente vista nos casamentos dos irmãos da Comunidade de Vida, que são espelho de sobriedade e alegria da Providência de Deus. 

Entendendo a particularidade nos casamentos católicos, a cerimonialista e consagrada da comunidade de aliança, Ludmilla Borges, elencou alguns fatores que devem ser discutidos pelos noivos a fim de tornar esse momento mais feliz e leve. 

Definir a lista de convidados

“Você precisa definir, junto com o seu noivo, a estimativa de pessoas para o seu casamento. Isso vai desencadear todos os outros orçamentos – quantos convidados, a igreja que faz parte da história de vocês, a recepção, entre outros. É também aconselhável procurar um assessor para ajudar nos trâmites do processo”

Fechar um planejamento orçamentário 

“É preciso entender qual é o budget, qual é o planejamento financeiro que o casal tem? Se eles já têm aquele valor em mãos, se terá alguém para ajudar, terão outros valores a serem agregados, como será? Feito isso, nós vemos os elementos que fazem mais sentido para eles, conforme a expectativa do casal e nessa parte que a assessoria age mais, adequando os fornecedores e parceiros”. 

Atenção especial à cerimônia 

“Para um casal da comunidade, um casal católico, a gente vai focar na cerimônia que é acompanhar os noivos a contraírem o matrimônio. Nós permeamos todo o sentido do ser shalom dentro da cerimônia e na recepção, respeitando o desejo do casal”.

Buscar fornecedores católicos 

“No que diz respeito aos nossos valores, nós temos que buscar fornecedores que comungam da mesma fé. Um assessor católico faz toda a diferença, assim como o ministério de música na cerimônia. Se for um grupo que já entenda, que tem uma vivência, uma caminhada e conheça as músicas, ajuda bastante. A mesma coisa a gente faz para fotografia e filmagem. Se é um um fotógrafo católico, ele vai saber o momento certinho que ele tem que pegar fotos e também até onde ele pode ir”. 

Confiar na Divina Providência

“Estar noiva é um estado, né? A primeira coisa é confiar na providência do Senhor que conduziu vocês até aqui, tentando levar esse processo com muita leveza. Logo, deve-se levar com muito amor, vivenciando intensamente cada parte, porque passa  muito rápido. Segundo, elaborar um planejamento detalhado junto ao assessor para que seja um momento de tranquilidade de decisões acertadas. Sendo feito esse planejamento, respeitando cada etapa dele, fica super tranquilo a gente desenvolver o processo de um casamento”. 

Veja também:

5 dicas de como começar a planejar seu casamento

O que a Bíblia diz sobre o casamento?

Curiosidades sobre o sacramento do Matrimônio


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.