Shalom

Como realizar uma reunião híbrida no grupo de oração ou célula comunitária?

A graça deste novo tempo de reencontro traz também um novo desafio: como realizar uma reunião híbrida (virtual e presencial) no grupo de oração ou mesmo na célula comunitária?

comshalom

É tempo de recomeçar! A Comunidade Católica Shalom recomeçou suas atividades presenciais em várias cidades espalhadas pelo Brasil. Isso porque, devido à pandemia de Covid-19, todas as missões suspenderam os encontros com presença de público e passaram a realizar reuniões virtuais. Contudo, em alguns lugares, a graça deste novo tempo de reencontro traz também um novo desafio: como realizar uma reunião híbrida (virtual e presencial) no grupo de oração ou mesmo na célula comunitária?

A seguir, você vai conferir algumas dicas que podem ajudar na hora de preparar a reunião. Caso você tenha contribuições, comente neste post para que outros membros da Comunidade também tenham acesso a suas dicas.

Leia também | Entenda o que é a cultura do cancelamento

Dicas técnicas para a reunião híbrida

A gente começa com alguns dicas técnicas que podem ajudar na reunião. Em cada encontro será necessário, pelo menos, um celular, uma caixa de som e uma boa conexão com a internet.

É muito importante que o celular tenha uma bateria saudável, ou seja, que não descarrega rápido. O aparelho precisa suportar o tempo do encontro completo, cerca de duas horas de transmissão.

A internet também precisa ser boa. Alguns pacotes de internet 3G ou 4G conseguem fazer uma boa transmissão. Entretanto, é possível utilizar um sinal Wi-Fi também. A meta é que a sala virtual – vale destacar que a sala pode ser no Google Meet, no Zoom ou no aplicativo que geralmente é utilizado para os encontros do seu grupo ou célula – não fique travando durante a reunião.

A caixa de som é fundamental para que aquilo que está sendo compartilhado na sala virtual seja ouvido também por todos os que estão presentes no espaço físico da reunião. O ideal é utilizar uma caixa bluetooth conectada ao aparelho de celular.

Contudo, se não for possível utilizar uma caixa de som bluetooth, você pode usar uma caixa de som normal e conectar o celular nela por meio de um cabo P2 – P10. Para isso, o aparelho precisa ter necessariamente entrada de fone de ouvido.

Em relação à tela para ver as pessoas que estão na sala virtual, você pode até utilizar um projetor ou mesmo uma TV, porém é importante lembrar que alguns celulares têm a tela tão grande que, dependendo da quantidade de pessoas no espaço presencial, pode até ser razoável assistir aos conteúdos pelo próprio aparelho.

Dicas para bem viver a reunião

Se você estiver na sala virtual, procure permanecer sempre com a câmera ligada e com o microfone desligado. É muito importante que os membros do presencial e também do próprio virtual consigam se ver. Quando for falar algo, levante a mão virtual e peça a vez. Isso vale também para os momentos de oração. É uma forma de favorecer a experiência de todos.

Outro ponto importante é que um dos membro tenha a missão de gerenciar essas demandas virtuais, como a vez de alguém falar ou mesmo de compartilhar um vídeo ou outro tipo de conteúdo na tela.

Se você estiver presente no espaço físico, não se esqueça dos membros que estão no ambiente virtual. Essa é uma das grandes tentações que os encontros híbridos podem trazer, não de forma intencional, é claro, mas o não lembrar de quem está do outro lado da tela pode acontecer.

Por isso, sempre que alguém do presencial for falar algo vale a pena buscar saber se todos do virtual estão ouvindo bem. Isso tudo para que nada se perca durante o encontro.

De fato, o virtual chegou. E não podemos “lutar” contra ele. Pelo contrário, o virtual alarga a nossa tenda para que alcancemos muitos corações. Essa é, inclusive, a nossa meta: anunciar o amor de Deus pelos telhados, como Pedro, como Paulo, como aquele irmão ou irmã que um dia nos evangelizou.

>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Concordo que o tempo virtual chegou mas precisamos ter o cuidado para que ele não seja mais importante que o presencial e que as nossas células e grupos de oração não seja permanente as reuniões de forma híbrido. Ao meu ver enquanto existir as duas formas as pessoas sempre optarão pelo mais cômodo apesar de terem reclamado tanto das reuniões on-line. Nada se compara ao presencial.

    1. Eu agradeço a Deus por essa firma híbrida, providencia Divina para que pessoas como eu, que moram longe de uma casa de missão, possa ter a oportunidade de beber do carisma. Espero como vocacionada, que para estás realidades, o modelo híbrido se torne oficial no futuro.