Shalom

Confira a participação da Comunidade Católica Shalom no NEK2020

“Nossa preparação nestes dias antes de chegar em Budapeste se dá por meio das orações”. Afirma Fabiola Vázquez, missionária da Comunidade Shalom

comshalom

A Comunidade Católica Shalom (CCSh) está presente no 52° Congresso Eucarístico Internacional (NEK2020) na Hungria, sendo representada por um grupo de mais de 70 pessoas, incluindo missionários e irmãos da Obra de Budapeste. A missão de Budapeste estará presente no Congresso, a fim de evangelizar à luz do Carisma os participantes e população local.

Leia também| Moysés Azevedo é presença confirmada no Congresso Eucarístico Internacional

Presença da Comunidade Shalom em Budapeste 

Dentro da programação oficial do NEK2020, os peregrinos pretendem falar do Carisma Shalom aos demais participantes, e também aos sacerdotes e bispos que estarão presentes.

Pe. Franco Galdino, Moysés Azevedo e Anderson da Silva (responsável pela Missão Shalom de Budapeste)

Fabiola Vázquez, responsável pela Comunicação da Assistência Internacional da CCSh, conta que a preparação já começou.  “Nossa preparação nestes dias antes de chegar em Budapeste se dá por meio das orações. Oração pelo nosso querido Papa Francisco e todo o clero, pelo Moysés que vai partilhar o testemunho para todos aqueles que como nós, vão com o desejo de renovar o amor por Jesus Eucarístico para transbordar este amor a todos aqueles que tanto precisam”.

Os missionários estarão com alguns materiais em inglês, como a revista ‘shalom to the world’, os Escritos de Moysés zevedo ‘writings’ que ajudarão a explicar um pouco sobre o Carisma para as pessoas que estarão no evento.

Acompanhe as atividades nas quais a Comunidade estará presente: 

Exposição Fotográfica no HungaRio

Na segunda-feira (06) haverá a exposição da fotógrafa Orsolya Urbán na cafeteria HungaRio (administrada pela CCSh). Intitulado “Irmãs”, o objetivo da mostra fotográfica é apresentar a vida consagrada das religiosas Missionárias Franciscanas de Maria, e como é sobrenatural a forma de viver a vocação religiosa.

Testemunho Moysés e Missa em português aos cuidados da Comunidade Shalom

Na quarta-feira (08), pela  manhã, será o dia da participação de Moysés Azevedo no Congresso, falou sobre o seu testemunho. Estavam presentes mais de 4 mil pessoas  incluindo cardeais e sacerdotes.

(Imagem: Daniel Ibánez/EWTN)

No fim do dia, houve uma Santa Missa, presidida em português por Dom José Manuel Cordeiro, bispo da Diocese de Bragança-Miranda (aproximadamente 500 km de Lisboa). A Arquidiocese de Esztergom-Budapeste, confiou a Comunidade responsabilidade deste momento. Na celebração, a CCSh assumiu os serviços de música, comentários e liturgia. 

Apresentações artísticas 

Na quinta-feira (09), juntamente com a Renovação Carismática Católica (RCC) de Budapeste,  os missionários da Comunidade participaram de eventos artísticos. Por meio de músicas e danças, enquanto outros irmãos estarão na evangelização.

Missionárias no momento da animação

Festival das Famílias do NEK2020

Dentro da programação, no sábado (11), haverá a apresentação do espetáculo “Canto da Írias”. No mesmo local do Festival, haverá um stand para promoção vocacional, cursos relâmpagos, além de missionários à disposição para conversar e rezar.

É esperado atingir cerca de 3 mil pessoas durante as ações de evangelização, com a finalidade de iniciar um grupo de oração pós-evento, para que os evangelizados possam continuar na Obra, e serem pastoreados pela Comunidade. 

Por fim, o encerramento do NEK2020, será com a Santa Missa presidida pelo Papa Francisco, a estimativa é de lotar a Praça dos Heróis e a Avenida Principal.

Praça dos Heróis é um dos principais pontos turísticos de Budapeste (Imagem: Daniela Lago)

Também será possível encontrar algum shalomita nas adorações, missas oficiais, e pela cidade de Budapeste, panfletando e evangelizando. 

Situação atual da covid-19 na Hungria

No país, mais da metade da população já foi vacinada e o número de infectados é baixo (no último mês foi registrado mil casos no país). As missas e outras atividades presenciais já retornaram há algum tempo, por isso não é mais obrigatório o uso de máscaras. No país, a terceira dose da vacina já está sendo oferecida em vista de conter a expansão das variantes da doença.

Serviço

52° Congresso Eucarístico Internacional

Quando: 5 a 12 de setembro de 2021

Site oficial: Congresso Eucarístico Internacional

Instagram@comshalom

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das notícias.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *