Shalom

Comunidade Shalom em Sobral inicia Caminho Vocacional 2020

A primeira etapa desse itinerário aconteceu no último domingo (19), com a realização do Vocacional Aberto, encontro que reuniu no Centro de Convenções de Sobral cerca de 300 participantes

Com o tema “Tudo ofertar, tudo perder, na alegria de te pertencer”, a Comunidade Católica Shalom em Sobral deu início ao Caminho Vocacional do ano de 2020, itinerário que tem como objetivo levar as pessoas a conhecerem de forma mais profunda os fundamentos da vocação Shalom, com a vivência própria de acordo com os Estatutos da Comunidade, reconhecidos universalmente pela Santa Sé e aprovados em definitivo no ano de 2012, no Vaticano. A primeira etapa desse itinerário aconteceu no último domingo (19), com a realização do Vocacional Aberto, encontro que reuniu no Centro de Convenções de Sobral cerca de 300 participantes.

De acordo com Victor Cysne, missionário que coordena a Assessoria Vocacional, o tema de cada ano é fruto da oração dos missionários. A cada início de ciclo, existe uma nova condução de Deus para aqueles que querem conhecer a forma de vida dos membros da Comunidade. Em vídeo no qual se dirigia aos participantes do Vocacional Aberto, o missionário convidou todos “a mergulharem na oração e a não ter medo de dizer sim a Deus”.

Tendo iniciado com a Santa Missa, o Vocacional Aberto reservou aos participantes, oriundos de Sobral e de diversas localidades circunvizinhas, um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento ainda no turno da manhã. Deus conduzia os participantes, através da proclamação dos missionários da Comunidade Shalom, a ficarem firmes na oração, pois seria a oração insistente o sustento da caminhada de um.

“Sou grata a Deus porque na comunidade me descobri como pessoa”

No turno da tarde, os participantes ouviram testemunhos de pessoas da Comunidade de Aliança e Comunidade de Vida. Nilza Santos, missionária consagrada com promessas definitivas na Comunidade de Aliança Shalom, testemunhou o cuidado de Deus na sua vida através da Comunidade. “Sou grata a Deus porque na comunidade me descobri como pessoa, descobri meu lugar na igreja. Deus deu um sentido para a minha vida através dessa vocação”, contou a missionária, que também motivou os participantes do encontro a não terem medo de descobrir a vontade de Deus.           

A missionária consagrada como Comunidade de Vida, Jacqueline Pereira, partilhou sobre sua primeira experiência com Deus, que aconteceu em uma das edições do Festival Halleuya, em Fortaleza. A missionária conta que, a partir desse encontro pessoal com Deus, passou a desejar uma intimidade com o Senhor e a buscá-Lo com a mesma dedicação com que antes buscava as coisas do mundo. Em pouco tempo, Jaqueline conta que iniciou, no Centro de Evangelização Shalom da Paz, um caminho de preparação para receber o sacramento do Crisma. 

“Me decidir por ser Shalom foi a melhor decisão que tomei na minha vida”

Jaqueline ingressou pouco tempo depois no Vocacional e passou a trilhar um caminho de descoberta da vontade de Deus para sua vida. Mesmo em meio a inúmeras resistências e desafios, sentia a inspiração do Espírito Santo que lhe pedia para “Deixar pai e mãe e amar a Deus sobre todas as coisas”. O Senhor a estava chamando para partir em missão como postulante da Comunidade de Vida. Hoje, missionária consagrada na vocação Shalom como Comunidade de Vida, com votos no Celibato, ela constata: “Me decidir por ser Shalom foi a melhor decisão que tomei na minha vida”.

Os participantes ouviram ainda o testemunho de Ester Dutra, vocacionada que recentemente recebeu a resposta positiva ao seu pedido de ingresso no postulantado da Comunidade de Vida. Sua experiência com Deus aconteceu durante o Acamp’s, acampamento de jovens Shalom. “Deus pede mais do que possamos dar para entendermos que quem dá a graça é Ele”, disse aos participantes do Vocacional Aberto.

Próximos passos

A secretária vocacional da missão de Sobral, Érica Bittencourt, explicou aos participantes do Vocacional Aberto que a próxima etapa do Caminho Vocacional é a realização de um Plantão Vocacional, onde os interessados em ingressarem no grupo vocacional farão acompanhamentos junto aos missionários da Comunidade Shalom. O Plantão iniciou no dia 21 de janeiro, no Centro de Evangelização Shalom (rua Coronel Mont’Alverne, nº1409 – bairro Campo dos Velhos), e se estende até o dia 5 de fevereiro, de segunda a sexta-feira no horário das 14h30 às 17h e 19h30 às 21h30 e aos sábados das 15h às 18h. É necessário que os interessados compareçam ao Plantão Vocacional munidos de foto 3×4.

A partir do dia 6 de fevereiro, uma equipe de missionários da Comunidade iniciará os discernimentos com a avaliação de cada questionário preenchido nos acompanhamentos, em espírito de oração e escuta a Deus. Logo depois a relação de participantes do grupo vocacional de 2020 será divulgada e no dia 16 de fevereiro acontecerá o primeiro encontro vocacional fechado do ano, em local a confirmar.

Durante o ano proposto, os vocacionados não somente participam de momentos de formação e oração, mas também vivem um período de experiência com os missionários que já fazem parte da Comunidade. Ao final deste período, eles podem mandar ou não uma carta com um pedido de ingresso, de acordo com a forma de vida a qual sentem-se atraídos.

Mais informações podem ser obtidas pelo fone (88) 99753-8370.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *