Shalom

Confira a receita que São Domingos Sávio utilizou para viver a santidade com alegria

Neste dia 6 de maio celebramos a memória desde jovem santo. Desde muito pequeno, Domingos decidiu seguir o caminho do Senhor. Com apenas sete anos de idade, fez sua Primeira Comunhão.

comshalom

“Antes morrer do que pecar”. Essa é uma das frases que marca a vida de São Domingos Sávio. O jovem nasceu em Turim, na Itália, em 1842. Ele era filho de um ferreiro e de uma costureira. Desde muito pequeno, Domingos decidiu seguir o caminho do Senhor. Com apenas sete anos de idade, fez sua Primeira Comunhão. E foi a partir dessa experiência que ele traçou a meta que mais tarde se tornou um de suas frases mais conhecidas.

>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube

São Domingos Sávio aprendeu os sábios ensinamentos sobre a vida de oração e também sobre a alegria quando entrou no Oratório de São João Bosco, um lugar de formação e de também oração. Nesse espaço, ele se apaixonou ainda mais por Jesus e por Nossa Senhora Auxiliadora. Ao 14 anos, ele fundou a “Companhia da Imaculada” e convidou um grupo de amigos a viver segundo aquilo que acreditava que os levaria ao céu. A companhia cumpria uma missão intensamente apostólica no Oratório de São João Bosco.

Há quem diga que São Domingos era um pequeno rapaz, contudo seu imenso desejo de santidade fazia com que ele fosse um gigante em cumprir a vontade de Deus. Vale lembrar ainda que ele era um jovem comum, ou seja, tinha deveres para fazer. Entre eles, estava a vida de oração, algo que ele amava viver todos os dias. Contudo, pouco tempo depois, aos 15 anos, com a saúde fragilizada, ele faleceu. Entretanto, seus ensinamentos continuam a motivar muitos jovens no mundo inteiro a viver a santidade e a alegria.

Leia também | Keciane Lima é a nova vocal feminina do MSH

A receita para ser santo

São João Bosco deu a São Domingos Sávio um receita simples, mas muito importante que poderia ajudá-lo a viver a santidade. E São João Bosco entregou essa orientação especial, porque São Domingos fez o seguinte pedido ao seu mestre espiritual: “Ajuda-me a ser santo”. Diante dessa solicitação, São João Bosco ficou emocionado.

“Queres mesmo que te ajude a ser santo?”, perguntou São João Bosco. “Sim, Dom Bosco”, disse o pequeno Domingos. Então, São João Bosco apresentou a seguinte receita: A + E + O. “A de alegria, E de estudo e de oração. Se a puseres em prática, serás santo em pouco tempo”. E São Domingos aprendeu bem essa receita. Foi a partir dela que o jovem passou a viver seus dias com ainda mais alegria.

Oração de São Domingos Sávio

Ó amável São Domingos Sávio, que em vossa breve vida foste admirável exemplo de virtudes cristãs, ensinai-nos a amar a Jesus com vosso fervor, à Virgem Santa com vossa pureza, às almas com vosso zelo.

Fazei ainda que, imitando-vos no propósito de tornarmo-nos santos, saibamos como vós, preferir a morte ao pecado, para que no fim da vida, possamos estar convosco na eterna felicidade celeste. Assim seja.

São Domingos Sávio, rogai por nós.

Renascer/Reviver 2022

Neste ano, Comunidade Shalom vai realizar o  Retiro de Carnaval será transmitido diretamente de Fortaleza. “Alegrai-vos! Jesus está vivo!” é o tema deste ano. O Renascer ou Reviver é direcionado às pessoas que desejam ter uma experiência de um carnaval diferente com muita alegria e oração.  Esta alegria que não acaba na quarta-feira de cinzas!

Leia também| Data oficial do Renascer 2022 é divulgada; confira novidades do retiro

Para ficar por dentro de todas as novidades do Renascer 2022, acompanhe o portal comshalom, o site do evento (www.eventorenascer.com.br) e também as redes sociais da Comunidade Shalom. No site do Renascer, é possível fazer a inscrição gratuita para reder mais informações sobre o Retiro.

Veja também:

São Josemaria Escrivá, mestre do bom humor

São Felipe Néri, o santo com o sorriso de Deus


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.