Igreja

Confira testemunho dos missionários da Comunidade Shalom que participaram do Jubileu das Comunicações

A programação dos grandes eventos do Ano Santo começou com Jubileu das Comunicações no último final de semana.

comshalom

O primeiro dos grandes eventos do Jubileu da Esperança foi realizado no último final de semana, 24,25 e 26 de janeiro, no Vaticano. O Jubileu das Comunicações reuniu profissionais do setor de 138 países, entre eles, quatro missionários da Comunidade Católica Shalom.

>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp

Um dos momentos mais esperados da programação foi o encontro dos participantes com o Papa Francisco na Sala Paulo VI. O Pontífice, que tinha preparado um discurso de oito páginas, preferiu não lê-lo e dedicar seu tempo a cumprimentar de perto os profissionais ali presentes.

“Gostaria somente de dizer uma palavra sobre a comunicação: comunicar é sair um pouco de nós mesmos, para dar algo de mim ao outro. E a comunicação não é só saída, mas também o encontro com o outro. Saber comunicar é uma grande sabedoria. Estou feliz com este Jubileu dos Comunicadores. O seu trabalho é de construção, constrói a sociedade, a Igreja, fazer tudo ir para frente desde que seja verdadeiro. Comunicar é algo divino. Obrigado por aquilo que fazem”, disse.

No discurso entregue ao prefeito do Dicastério para a Comunicação, Paolo Ruffini, e transmitido a todos os presentes, o Santo Padre afirma: “ser jornalista é mais do que uma profissão. É uma vocação e uma missão, com uma responsabilidade peculiar e uma tarefa preciosa. A linguagem utilizada pode acender ou apagar a esperança, pode dar voz aos marginalizados”.

“E é isso o que eu os encorajo a fazer: contar a esperança, compartilhá-la. Esse é – como diria São Paulo – o seu ‘bom combate”, escreveu.

Confira os testemunhos dos missionários da Comunidade Shalom

Para Eveline Coelho, missionária da Comunidade Vida na Missão de Roma (IT), o ponto forte do Jubileu das Comunicações foi a celebração penitencial realizada na sexta-feira, 24.

“Foi um dos momentos mais marcantes para mim do Jubileu, em que eles motivavam um momento penitencial por todos os profissionais da Comunicação. Foi um momento de pedir perdão a Deus pelas vezes que se trabalhou com sensacionalismo, que se ocultou a verdade. A sexta-feira foi um momento de nos preparar para o Jubileu”, partilha a missionária que teve a oportunidade de cumprimentar de perto o Papa Francisco.

Para a jornalista espanhola da Comunidade Aliança, Maria José, o Jubileu gerou uma renovação em sua missão profissional.

“Foi um Jubileu muito renovador para todos os profissionais da comunicação. A Missa inaugural do Jubileu, que foi na igreja de São João de Latrão, foi muito esponsal. E chamou muito a minha atenção que ela foi precedida por uma celebração penitencial, em que a gente era motivado a fazer um exame de consciência profissional sobre como a gente exerce realmente a profissão, no domínio e na gestão das informações, como a gente se relaciona com a verdade, com as fake news, com a ética profissional. Acho que isso foi um início maravilhoso para o Jubileu”, partilha.

E completa, “foi uma oportunidade única de encontrar colegas do mundo inteiro”.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.