Notícias

Conheça a promessa do Pai para a sua vida

Nós recebemos o Espirito Santo em nosso batismo, porém muitas pessoas não O experimentam porque Ele necessita da nossa abertura para agir.

Nilton Miranda, consagrado na Comunidade Católica Shalom, ministrou a quarta pregação do Seminário Online promovido pela Missão Shalom Maceió intitulado “Tua Paz”. A pregação teve por tema “A Promessa do pai” e já de início Nilton avisou que esta não é uma promessa qualquer, pois se refere à Salvação e à transformação de vida.

Após fazer um breve resumo das pregações anteriores, Nilton cita o profeta Ezequiel (36, 26-27) para ilustrar que Deus promete a nós um coração novo, que descobriu o sentido da vida, que se descobriu amado por Deus. Mesmo em meio às dificuldades da vida, este coração novo traz em si a certeza do amor de Deus e por isso não teme.

O principal fruto desse coração novo é um espírito novo, cuja origem é o próprio Espírito de Deus. Ou seja, a grande Promessa do Pai é o Espírito Santo. Nilton explica que nós recebemos o Espirito Santo em nosso batismo, porém muitas pessoas não O experimentam porque Ele necessita da nossa abertura para agir, precisa de espaço:  Ele respeita a liberdade do homem.

A missão do Espírito Santo

A missão do Espírito Santo de Deus é santificar o homem, alegrá-lo, trazer vida nova e fazer com que ele vença todo o medo. Foi essa a experiência que tiveram os apóstolos após a ressurreição de Jesus:

“Quando Jesus morreu, os apóstolos ficaram trancados com medo. Jesus havia dito para não se afastem de Jerusalém até que se cumprisse a promessa do Pai. Eles permaneceram em Jerusalém e quando a promessa do Pai se cumpriu (que era o Espírito Santo) eles tiveram força e coragem, saíram do lugar onde estavam trancados e anunciavam com força o Evangelho. Porque o fruto do Espírito Santo é a coragem, é a força”, afirma Nilton.

O pregador indica ainda que o Espírito Santo permite que o homem comece a se perceber como um dom, como alguém precioso. Segundo ele, essa percepção é deturpada pelo pecado que age cegando o homem, de modo que ele não consegue mais enxergar a si mesmo, a verdade, a felicidade, a vida eterna. É somente a partir da experiência com o Espírito que se abrem os horizontes e se pode compreender que a vida vale muito mais.

Condições são necessárias para receber a graça

Retomando sua própria caminhada com Deus, Nilton aponta que para receber a experiência da graça do Espírito Santo, é preciso observar que algumas condições são necessárias. A primeira delas é se reconhecer necessitado: somente aquele que se reconhece necessitado vai se abrir à graça, à ação do Espírito. A medida da necessidade que se apresente a Deus é a medida que Ele vai derramar suas graças. Quanto mais abertos, mais recebemos Sua graça.

A segunda coisa necessária é a efusão do Espírito Santo. Como foi dito anteriormente o Espírito habita em nós desde o batismo, mas muitas vezes, Ele está como que adormecido. A efusão funciona precisamente como um despertar, uma abertura para deixar o Espírito Santo agir. Através dela dizemos a Deus que queremos ser preenchidos pela Sua graça e permitimos Sua ação.

“É esta obra que Deus quer realizar na minha e na sua vida”, prossegue Nilton, indicando que a partir dessa experiência não é mais preciso viver como se estivéssemos apartados da verdadeira alegria, como se não fôssemos dignos da graça, pois Deus através do Seu Espírito nos dá tudo o que é necessário para a nossa santidade, nossa felicidade.

Felicidade e Salvação

Para encerrar, Nilton Miranda fez um convite para não desperdiçarmos a graça de Deus, pois hoje é o tempo propício: “Deus se utilizou dessa pandemia pra chegar até sua casa, pra chegar ate você por meio deste Seminário, para realizar a Promessa do Pai, pois ela é para vós, para vossos filhos e filhas”.

Ele conclui afirmando que nós nos encontramos hoje no mesmo lugar em que os apóstolos se encontravam esperando a Promessa do Pai. Embora, diferentemente dos apóstolos, nós estejamos vivendo uma pandemia, esse é o nosso Cenáculo, essa é a circunstância para que a Promessa se realize.

Assim, percebemos que não há obstáculos para a intervenção do Espírito Santo em nossas vidas. Através da abertura de coração, cada um de nós pode aderir a esta via de felicidade e Salvação que o Espírito Santo nos propõe e, assim, ter uma experiência com Seu poder transformador que alcança todas as situações e circunstâncias, vence todo o medo e desfaz os enganos acerca de nós mesmos e de Deus.

Você também deseja ter essa experiência com o Espírito Santo de Deus? Clique [aqui] e acompanhe nosso Seminário de Vida no Espírito Santo!


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *