A espiritualidade Shalom, que completa 42 anos no próximo dia 9 de julho, possui dois elementos de maior importância, ou usando um termo bem “shalomita”, duas primazias. De acordo com a cofundadora da Comunidade Católica Shalom, Emmir Nogueira, isso significa que os vocacionados a este Carisma precisam ter maior vigilância e dedicar um zelo maior a esses dois elementos.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
Primazia da graça e da oração
O Carisma Shalom nasceu para evangelizar. E, por isso, a graça ocupa um lugar de primazia. Como costuma repetir o fundador Moysés Azevedo, “tudo é graça”, e cada ação na Comunidade é estabelecida a partir deste pressuposto sejam bênçãos, sejam desafios. Daí brota o louvor, que não deve sair dos lábios e dos corações daqueles que são vocacionados a este Carisma. Pois, se tudo vem das mãos de Deus, ao shalomita só resta uma postura de rendição à Providência que de tudo se utiliza para conduzir à Sua Vontade.
“Queremos ser santos não por nossos méritos, mas confiando inteiramente na graça de Deus”, escreve Moysés no Escrito Amor Esponsal nº11. E, na Carta à Comunidade 2005, ele completa: “quero, com carinho e firmeza, lembrar a todos nosso chamado à primazia da graça. É a graça de Deus que opera em nós as transformações necessárias ao seguimento de Jesus Cristo como Shalom. É a graça que nos santifica, conduz, esclarece, fortifica, firma na vocação e no caminho da paz.” (Carta a Comunidade 2005, nº 62).
Leia também| A primazia da graça na evangelização Shalom
A oração na Vocação Shalom
A oração brota da primazia da graça, afinal, para que a graça possa agir no interior da Comunidade e em todas as suas ações, é necessário que aqueles que possuem esse Carisma deem à vida de oração um lugar de destaque.
“Todos os que possuem a Vocação Shalom devem estar conscientes de que é uma vocação fundamentada na oração, que esse Amor Esponsal deve inflamar as almas e que a fonte desse amor se encontra no caminho da oração, no pleno sentido da palavra: pessoal, diária, contemplativa, parada com Deus, aos moldes de Santa Teresa D’Ávila”, escreve Moysés Azevedo no Escrito Amor Esponsal § 17.
Por isso, no Shalom, tudo começa e termina com a oração. “Somos chamados a configurar-nos a Jesus Cristo: como Ele, somos chamados a ser contemplativos na ação, a dedicar momentos intensos e demorados à intimidade com o Pai e, ao mesmo tempo, abraçarmos o incansável dever de, ungidos pelo Espírito, anunciar a Boa Nova e fazer o bem a todos os homens”. (ECCSH Preâmbulo)
Leia também| Rezando aos moldes de Teresa
Primazia dos jovens
“Nascida no meio dos jovens, a Comunidade tenha para com eles amor e dedicação especiais. Sem descuidar das demais dimensões do apostolado, dedique especial carinho ao acolhimento e apostolado da juventude. Os membros da Comunidade cultivem continuamente seu ardor juvenil e mantenham sempre a juventude espiritual que nos marca. A Comunidade apresenta Santa Teresinha do Menino Jesus como modelo e intercessora fiel na desafiante missão de evangelização da juventude”. (ECCSH Preambulo)
Sobre isso Emmir explica: “a primazia da evangelização dos jovens é parte da graça fundante do Carisma. Ou seja, é parte da graça original do Carisma. Significa que sem isso não se entende a Comunidade Católica Shalom, o Carisma Shalom. Os jovens não são um acidente. Os jovens estão na graça fundante. Não são um enfeite ou circunstâncias que vão passar com o tempo. A primazia dos jovens faz parte da graça fundante do Carisma Shalom”.
Leia também| A primazia dos jovens na Vocação Shalom
Exame de Consciência sobre a vivência das primazias
Emmir aponta um exame com perguntas simples para avaliar como está a vivência das primazias da vocação*:
- Como é que estabelecemos uma primazia na nossa vida? Como fazemos para que uma coisa seja a mais importante da nossa vida?
- Como faço para que Deus seja a coisa mais importante da minha vida? Coloco tudo abaixo de Deus e “gasto” tempo com Ele na oração, na lectio divina, no apostolado, na vida comunitária?
- Como é que estabeleço a primazia dos jovens? Minha cabeça pensa nos jovens, meu coração ama os jovens, o meu tempo é dos jovens, a primeira coisa da minha vida são os jovens?
“Que o Senhor Jesus nos dê a graça de vivermos essa nossa vocação!” (Escrito Shalom, nº 17)
* Extraído do artigo: A primazia dos jovens na Vocação Shalom
Ajude a Comunidade Shalom a lançar as redes
“É assim que, nos seus 42 anos, a Comunidade e a Obra Shalom vão, mais uma vez, em procissão, sair para buscar novos benfeitores para apoiar essa obra que tem feito tanto bem para a humanidade”, afirma o Padre Denis Lima.
Pelos próximos meses, toda a Obra Shalom é motivada a evangelizar e buscar novos benfeitores para a manutenção dessa obra de Deus.
Por meio de uma doação, você pode levar esperança a quem já não acreditava mais! Doe, faça a diferença, seja resposta de amor e consolo para quem sofre! O grande milagre pode começar por você!
Seja um benfeitor e nos ajude a continuar lançando as redes da caridade. Saiba mais no site doeshalom.org.
LEIA TAMBÉM | Shalom 42 anos: Transformando vidas com você