Shalom

Conheça as primazias da vocação Shalom

Apresentamos os dois elementos que ganham lugar de destaque no Carisma e um exame de consciência proposto pela cofundadora Emmir Nogueira. Confira.

comshalom

A espiritualidade Shalom, que completa 40 anos no próximo dia nove de julho, possui dois elementos de maior importância, ou usando um termo bem “shalomita”, duas primazias. De acordo com a cofundadora da Comunidade Católica Shalom, Emmir Nogueira, isso significa que os vocacionados a este Carisma precisam ter maior vigilância e dedicar um zelo maior a esses dois elementos.

>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube

Primazia da graça e da oração

O Carisma Shalom nasceu para evangelizar. E, por isso, a graça ocupa um lugar de primazia. Como costuma repetir o fundador Moysés Azevedo, “tudo é graça”, e cada ação na Comunidade é estabelecida a partir deste pressuposto sejam bênçãos, sejam desafios. Daí brota o louvor, que não deve sair dos lábios e dos corações daqueles que são vocacionados a este Carisma. Pois, se tudo vem das mãos de Deus, ao shalomita só resta uma postura de rendição à Providência que de tudo se utiliza para conduzir à Sua Vontade.

“Queremos ser santos não por nossos méritos, mas confiando inteiramente na graça de Deus”, escreve Moysés no Escrito Amor Esponsal nº11. E, na Carta à Comunidade 2005, ele completa: “quero, com carinho e firmeza, lembrar a todos nosso chamado à primazia da graça. É a graça de Deus que opera em nós as transformações necessárias ao seguimento de Jesus Cristo como Shalom. É a graça que nos santifica, conduz, esclarece, fortifica, firma na vocação e no caminho da paz.” (Carta a Comunidade 2005, nº 62).

Leia também| A primazia da graça na evangelização Shalom

A oração na Vocação Shalom

A oração brota da primazia da graça, afinal, para que a graça possa agir no interior da Comunidade e em todas as suas ações, é necessário que aqueles que possuem esse Carisma deem à vida de oração um lugar de destaque.

Todos os que possuem a Vocação Shalom devem estar conscientes de que é uma vocação fundamentada na oração, que esse Amor Esponsal deve inflamar as almas e que a fonte desse amor se encontra no caminho da oração, no pleno sentido da palavra: pessoal, diária, contemplativa, parada com Deus, aos moldes de Santa Teresa D’Ávila”, escreve Moysés Azevedo no Escrito Amor Esponsal § 17.

Por isso, no Shalom, tudo começa e termina com a oração. “Somos chamados a configurar-nos a Jesus Cristo: como Ele, somos chamados a ser contemplativos na ação, a dedicar momentos intensos e demorados à intimidade com o Pai e, ao mesmo tempo, abraçarmos o incansável dever de, ungidos pelo Espírito, anunciar a Boa Nova e fazer o bem a todos os homens”. (ECCSH Preâmbulo)

Leia também| Rezando aos moldes de Teresa

Primazia dos jovens

“Nascida no meio dos jovens, a Comunidade tenha para com eles amor e dedicação especiais. Sem descuidar das demais dimensões do apostolado, dedique especial carinho ao acolhimento e apostolado da juventude. Os membros da Comunidade cultivem continuamente seu ardor juvenil e mantenham sempre a juventude espiritual que nos marca. A Comunidade apresenta Santa Teresinha do Menino Jesus como modelo e intercessora fiel na desafiante missão de evangelização da juventude”. (ECCSH Preambulo)

Confira a pregação:

Sobre isso Emmir explica: “a primazia da evangelização dos jovens é parte da graça fundante do Carisma. Ou seja, é parte da graça original do Carisma. Significa que sem isso não se entende a Comunidade Católica Shalom, o Carisma Shalom. Os jovens não são um acidente. Os jovens estão na graça fundante. Não são um enfeite ou circunstâncias que vão passar com o tempo. A primazia dos jovens faz parte da graça fundante do Carisma Shalom”.

Leia também| A primazia dos jovens na Vocação Shalom

Exame de Consciência sobre a vivência das primazias

Emmir aponta um exame com perguntas simples para avaliar como está a vivência das primazias da vocação*:  

  • Como é que estabelecemos uma primazia na nossa vida? Como fazemos para que uma coisa seja a mais importante da nossa vida?
  • Como faço para que Deus seja a coisa mais importante da minha vida? Coloco tudo abaixo de Deus e “gasto” tempo com Ele na oração, na lectio divina, no apostolado, na vida comunitária?
  • Como é que estabeleço a primazia dos jovens? Minha cabeça pensa nos jovens, meu coração ama os jovens, o meu tempo é dos jovens, a primeira coisa da minha vida são os jovens?

“Que o Senhor Jesus nos dê a graça de vivermos essa nossa vocação!” (Escrito Shalom, nº 17)

* Extraído do artigo: A primazia dos jovens na Vocação Shalom

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.