As crianças, nos últimos anos, já nascem praticamente sabendo usar o celular! Com pouco mais de um ano, já compreendem que se esfregarem o dedinho na tela do aparelho alguma coisa vai acontecer. E assim vai sendo mergulhada no mundo virtual antes mesmo de aprender a falar ou andar, por exemplo. E nesta quarentena, essas crianças podem explorar muito mais.
O que se tornou comum nos dias de hoje, para o tempo que estamos vivendo de quarentena pode se tornar algo um pouco mais sério se não houver um controle por parte dos pais. A internet é uma grande ferramenta de entretenimento para todas as idades, mas, quando se trata de criança, esta precisa ser orientada e até fiscalizada no bom sentido da palavra.
Prudência. Já falamos aqui – em matérias anteriores – da importância de neste momento haver uma organização de horários para as crianças, um estabelecimento de “rotina”, para que ela não sinta tanto o ócio que muitas vezes é ficar muito tempo dentro de casa.
O diálogo é fundamental, dizem os especialistas, para que seja explicado a elas o tempo que estamos vivendo e elas busquem, em meio às suas limitações, compreender o que está acontecendo à sua volta.
Conteúdo que acessam na internet
Atenção. Todos precisamos disso, principalmente nossos pequenos. Estar em casa não significa presença. Acompanhar de perto o que seus filhos estão fazendo é o que pode ajudar a ter um controle sobre o que eles andam pesquisando na internet; o que andam assistindo; que tipos de jogos estão jogando e, principalmente, com quem andam conversando. Pode parecer assustador, mas já há registro no aumento de casos de pedofilia pela internet.
É fato que muitos pais continuam trabalhando (fora de casa) e muitos estão se desdobrando para os serviços homeoffice, os serviços domésticos, além dos acompanhamentos escolares dos filhos… É uma loucura. Mas o Reino de Deus é um Reino de ordem, e assim devemos pedir sabedoria para administrar todo este novo ao qual fomos inseridos. E isso é muito importante, pois nossas crianças são tesouros dados pelo Senhor para que as protejamos.
Nunca é tarde para começar. Sente com seu filho e estabeleça os horários de tudo – até mesmo os livres. E neste tempo livre exija, de modo carinhoso, que seu filho lhe diga o que está fazendo e com quem; o que está jogando, a que filme está assistindo enfim, de modo que você possa discernir se aquilo é bom e saudável para ele. A sua permissão é fundamental. Você é o adulto da relação.
Programação saudável para as crianças
A Comunidade Católica Shalom, por meio do canal no youtube, apresenta todos os dias um espaço dedicado especialmente às crianças. São contações de histórias, brincadeiras, oficinas de desenho e muito mais para cada dia da semana, a partir das 13h30min! Além disso, para o público de Fortaleza, há ainda o Programa virtual Shalom Kids, que entra no ar todas as terças-feiras a partir das 16h. Vale a pena conferir!
Não se esqueçam também, papais e mamães, de que é um tempo favorável para conviver, curtir seus filhos e, principalmente, ser Igreja doméstica. Suas crianças podem aprender com muito mais propriedade o que é Fé, Esperança e Caridade em meio ao sofrimento da humanidade.
Clique [AQUI], inscreva-se e ative as notificações para não perder nada.
Lidiane Nunes