Vamos olhar para a criação! Belém, capital do estado do Pará, recebeu a 30ª Sessão da Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas: a COP30. O evento se estende de 10 a 21 de novembro e reúne no local líderes globais, cientistas e representantes da sociedade para discutir sobre o combate às mudanças climáticas. Na ocasião, o secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, leu uma mensagem do Papa Leão XIV, que ressalta: “Se vocês querem cultivar a paz, cuidem da Criação. Existe uma clara ligação entre a construção da paz e a custódia da Criação”.
Um caminho de conversão
Há décadas, a Igreja nos ajuda a olhar para a natureza e para a ação humana que a preserva. Por isso, mais uma vez, existe a oportunidade de voltar a atenção para este tema: o cuidado com a criação de Deus. No documento emitido pelo Papa Leão e recitado pelo Cardeal Parolin, o Sumo Pontífice alerta que a busca pela paz está diretamente ligada ao respeito que se tem pela Criação, ao consumo desenfreado de recursos naturais e à queda da qualidade de vida.
É de extrema importância que a Igreja Católica se faça presente em eventos globais como a COP30. Em sua mensagem, o Papa Leão XIV motiva os povos a viver uma “conversão ecológica”. Em outras palavras, recalcular a rota de mentalidade e comportamentos, para que a preservação do meio ambiente seja a via de consumo e de usufruto dos bens naturais.
É com o olhar de Deus que a natureza deve ser contemplada. Assim como na perspectiva do livro de Gênesis, a humanidade precisa relembrar e tomar posse da verdade: “E Deus viu que era bom” (Gn 1,31). O que é bom é fruto da bondade de Deus, da generosidade de um Deus que atende às necessidades daqueles que ama, com equilíbrio e na medida certa.
Que os nossos corações estejam abertos, escancarados, para deixar aquilo que não nos falta, para aderir ao consumo consciente, à emissão responsável de resíduos no meio ambiente e na colaboração com a graça divina, já que tudo é dom de Deus. Que com alegria possamos dizer SIM, nos submetendo ao novo tempo que Deus deseja inaugurar no mundo.
Fique atento ao canal Comshalom no WhatsApp. Clique aqui!