Mundo

Década Internacional dos Afrodescendentes

comshalom

A Assembleia Geral da ONU aprovou por consenso, na semana passada, a criação da Década Internacional dos Afrodescendentes. As celebrações começam em 1º de janeiro de 2015 e seguem até 31 de dezembro de 2024. O tema da década será “Pessoas de Descendência Africana: reconhecimento, justiça e desenvolvimento”. Na resolução, a Assembleia Geral destaca que “todos os seres humanos nascem livres, com direitos e dignidades iguais.”

O texto aprovado também ressalta que apesar de esforços já feitos, “milhões de pessoas continuam sendo vítimas do racismo, da discriminação racial, da xenofobia e da intolerância”, que podem tomar formas violentas. A Década Internacional dos Afrodescendentes vai buscar combater o preconceito, com uma série de atividades em vários países. Na Assembleia Geral, a representação do Brasil na ONU ressaltou que o país tem o maior número de afrodescendentes vivendo fora da África, que ainda enfrentam “racismo e intolerância herdada de um passado colonial.”

Em nota, o governo brasileiro manifestou “satisfação” com a aprovação da década e afirmou que participou diretamente do processo de criação da data.

Fonte: Rádio Vaticano 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *