Igreja

Despertem o maravilhamento no mundo, pede Francisco aos artistas

O Pontífice também pediu que a vivência da caridade não se restrinja apenas a Quaresma e afirmou que é necessário invocar sempre o Espírito. Confira alguns destaques da Semana do Papa.

comshalom
Fonte: Vatican News

Na semana que marca o início da Quaresma, o Papa Franscisco dedicou sua catequese de quarta-feira a meditação da pessoa do Espírito Santo e disse que é necessário invoca-lo sempre. Ainda nesta semana o Pontífice enviou uma mensagem aos católicos brasileiros animando a vivência da caridade conforme motivação da Campanha da Fraternidade 2023. Francisco também teve uma audiência privada com artistas da Fundação Entidade do Espetáculo e aprofundou a missão deles para a evangelização do mundo. Confira estes e outros destaques da Semana do Papa.  

| Leia aqui a íntegra a catequese desta quarta-feira

Papa pede aos artistas que despertem o maravilhamento no mundo

“Não há fé sem admiração’, disse Francisco na segunda-feira, 20 de fevereiro, aos artistas membros da Fundação Entidade do Espetáculo. “O mundo, perturbado pela guerra e tantos males, precisa de sinais, de obras que despertem a admiração, que permitam que brilhem as maravilhas de Deus, que nunca deixa de amar suas criaturas e de se surpreender com a sua beleza”.  

Em audiência privada, o Pontífice fez um paralelo entre o relato da criação e o trabalho desenvolvido através da arte. “Pensando em vocês, recordei-me da primeira página da Bíblia, o relato da criação. De fato, ao lê-la, parece que vemos passar um filme, onde Deus aparece como autor e ao mesmo tempo como espectador”.

De acordo com Francisco, Deus começou a compor a sua obra montando cada peça: “o céu, a terra, as estrelas, os seres vivos e por fim o homem. É uma história de envolvimento, beleza e paixão: de amor”. E explicou: “Nesta página sagrada, queridos amigos, diretores, atores, mulheres e homens que trabalham no cinema, também podemos encontrar o significado de seu trabalho cultural. Por um lado, há uma ação criativa, por outro, contemplar e avaliar”.

E finalizou, “em um mundo cada vez mais artificial, onde o homem está circundado por obras de suas próprias mãos, o grande risco é o de perder o maravilhamento. Partilho esta reflexão com vocês e, confiando-lhes a tarefa de despertar a maravilha, gostaria de agradecer-lhes pelo que fazem em um aspecto essencial da evangelização, pois não há fé sem admiração, sem maravilha”.  

Quaresma: tempo de regressar a Deus e aos irmãos

Durante a celebração eucarística de Quarta-Feira de Cinzas, o Papa Francisco afirmou que “a Quaresma é o tempo para nos lembrarmos quem é o Criador e quem é a criatura”. De acordo com ele, este período é favorável “para proclamar que só Deus é o Senhor, para nos despojarmos da pretensão de nos bastarmos a nós mesmos e da mania de nos colocar no centro, ser o primeiro da turma, pensar que podemos, meramente com as nossas capacidades, ser protagonistas da vida e transformar o mundo que nos rodeia.”

“Existimos apenas graças às relações: a relação primordial com o Senhor e as relações da vida com os outros. Assim, a cinza que recebemos sobre a cabeça, nesta tarde, diz-nos que toda a presunção de autossuficiência é falsa e que idolatrar o eu é opção destrutiva, fecha-nos na jaula da solidão.”

Francisco lembrou ainda que a esmola é a prática de caridade que todo cristão deve viver durante a Quaresma. “A esmola não é um gesto, cumprido rapidamente, para deixar a consciência limpa, mas tocar, com as próprias mãos e as próprias lágrimas, os sofrimentos dos pobres; a oração não é mero ritual, mas diálogo de verdade e amor com o Pai; o jejum não é um simples sacrifício, mas uma atitude forte para lembrar ao nosso coração aquilo que conta e, ao contrário, o que passa.”

Mensagem para a Campanha da Fraternidade

O Papa Francisco enviou aos fiéis brasileiros uma mensagem para o início da Quaresma e da Campanha da Fraternidade 2023, cujo tema é “Fraternidade e fome”.

“A indicação dada por Jesus aos seus apóstolos “Dai-lhes vós mesmos de comer” ‹Mt 14, 16) é dirigida hoje a todos nós, seus discípulos, para que partilhemos — do muito ou do pouco que temos — com os nossos irmãos que nem sequer tem com que saciar a própria fome”, escreveu o Papa.

E exortou: “É meu grande desejo que a reflexão sobre o tema da fome, proposta aos católicos brasileiros durante o tempo quaresmal que se aproxima. leve não somente a ações concretas — sem dúvida, necessárias — que venham de modo emergencial em auxílio dos irmãos mais necessitados, mas também gere em todos a consciência de que a partilha dos dons que o Senhor nos concede em sua bondade não pode restringir-se a um momento, a uma campanha, a algumas ações pontuais, mas deve ser uma atitude constante de todos nós, que nos compromete com Cristo presente em todo aquele que passa fome”.

Audiência de quarta-feira: “O Espírito Santo é o motor da evangelização”

Papa Francisco dedicou a sua catequese da última quarta-feira, 22 de fevereiro, a Pessoa do Espírito Santo. “Ide, diz o Ressuscitado, não para doutrinar, nem para fazer prosélitos, mas para fazer discípulos, ou seja, para oferecer a cada um a possibilidade de entrar em contato com Jesus, de o conhecer e de o amar livremente.”

Segundo Francisco, quando Jesus diz “Ide”, Ele está comunicando o Espírito Santo aos seus discípulos.”Só graças a Ele, ao Espírito, podemos receber a missão de Cristo e cumpri-la. Com efeito, os Apóstolos permanecem fechados no Cenáculo, com medo, até chegar o dia de Pentecostes e descer o Espírito Santo sobre eles. O anúncio do Evangelho só se realiza na força do Espírito, que precede os missionários e prepara o coração: Ele é «o motor da evangelização»”.

“Tudo na Igreja deve conformar-se com as exigências do anúncio do Evangelho; não com as opiniões dos conservadores ou dos progressistas, mas com o fato de que Jesus alcance a vida das pessoas. Por isso, cada escolha, uso, estrutura e tradição devem ser avaliados na medida em que favorecerem o anúncio de Cristo”, frisou o Papa

Francisco ressaltou ainda que é necessário invocar frequentemente o Espírito e afirmou que sem Ele “tudo permanece sem alma”. “A Igreja é a comunidade de homens e mulheres que creem e anunciam Jesus Cristo movidos pelo Espírito Santo e não pelas próprias razões. Sim, se usa a razão, mas é o Espírito a iluminá-la e a movê-la”. E finalizou, “Como Igreja comecemos e recomecemos do Espírito”.

[Confira a página especial da Quaresma]

Roteiro espiritual Quaresma e Semana Santa 2023

O caminho espiritual “Do Deserto à Ressurreição!” é o tema do itinerário do caminho, que trará a cada dia conteúdos que irão permitir aprofundar o seu caminho espiritual para Semana Santa e Páscoa do Senhor. 

Vivamos juntos este caminho rumo à Ressurreição! 

Para saber mais acesse: comshalom.org/quaresma

CNPJ: 07.044.456/0001-00  |  Razão Social: Comunidade Católica Shalom | C.C: 31.056-5  | Ag. 1369-2

Leia mais:

Normas básicas para o jejum da Quaresma e da Sexta-feira Santa

O que é a Quaresma? #Entendendo

7 dúvidas frequentes sobre o Sacramento da Confissão

Receita do pão de jejum da Comunidade Católica Shalom

Como montar um altar na Quaresma?

7 motivos para voltarmos a confissão

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.