Shalom

Deus me mostrou para onde Ele desejava me levar

comshalom

Me chamo Joana D’Arc, tenho 25 anos, e sempre caminhei na Igreja Católica em pastorais e movimentos, mas tive meu encontro pessoal com Deus há uns sete anos e foi a partir daí  que busquei cada vez mais me aprofundar e ser íntima de Deus. Conhecia o Shalom de forma superficial, escutava as músicas, participava de alguns eventos, mas só isso. Até que uma amiga me falou do Vocacional Aberto. Por conhecer a comunidade apenas superficialmente, não dei muita atenção e o tempo passou.

Tudo mudou no Réveillon da Paz de 2019. Como falei, sempre estava nos eventos da comunidade, e nessa ocasião, lá estava eu, três anos depois da minha amiga ter falado sobre o Vocacional Shalom. O evento era em um local aberto e choveu muito durante todo o dia, mas no momento da virada ano, na Adoração ao Santíssimo, a chuva havia cessado, e ali de frente para o palco olhando para Jesus Eucarístico escutei que Ele falava ao meu coração que bastava de fugir, que era tempo de buscar verdadeiramente a minha vocação.

Guardei tudo no coração, até que dois meses depois fui alcançada pela divulgação do Vocacional Aberto com uma frase que me inquietou: “O que me impede de derramar até a última gota?”. Não era o tema do ano vocacional, mas me tocou de forma muito profunda e me impeliu a fazer a inscrição.

Não criei expectativas em relação ao Vocacional, mas fui. Não esperava grandes coisas, mas desejei viver a vontade de Deus. E assim foi. Deus não falou em palavras, mas, apesar de ter ido só e não conhecer ninguém, eu me sentia em casa. Na semana seguinte aconteceu o Plantão Vocacional, marquei o meu e fui novamente sem expectativas, jurando que iriam me dizer para caminhar na Obra mais um tempo e no ano seguinte ingressar no vocacional, mas Deus já tinha um plano muito maior que eu.

Alguns dias depois, recebi a ligação de que o meu ingresso no grupo Vocacional fechado havia sido aceito, e dali em diante deixei Deus me conduzir. Comecei a participar do Grupo de Oração e a me engajar na comunidade, mas não sabia ainda para qual dimensão da vocação estava caminhando, se para a Comunidade de Vida ou Comunidade de Aliança, mas ao longo do ano, nos encontros e nos acompanhamentos Deus foi me mostrando para onde Ele -surpreendentemente – desejava me levar.

Relutei um tempo para aceitar o chamado de Deus, até que em uma adoração no Retiro Final do Vocacional eu me rendi. Ali ofertei tudo a Ele, e deixei o controle de tudo para que Deus cuidasse. Ao voltar do retiro pedi para ingressar na Comunidade de Vida, ainda com muitos medos, mas confiando que eu só viveria minha vocação de forma plena e feliz se fosse na vontade de Deus, não na minha.

Preparei a minha família para o possível ingresso, e ainda na minha fraqueza humana duvidando de que seria nesse ano. Mas no dia 28 e dezembro as respostas chegaram e Deus mais uma vez muito coerente com a condução de todo o ano, confirmando minha eleição e o meu chamado à Vocação Shalom, me dizendo um sim junto com a comunidade a ser postulante da Comunidade de Vida.

Hoje posso dizer que sei que os medos virão, mas que é preciso dar passos mesmo com medo, e reconhecer que só seremos felizes se nos abandonarmos em Deus, nesse caminho de e para a felicidade. Vale a pena verter nosso suor, e até mesmo nosso sangue por Deus. Vale a pena se deixar enamorar pelo Senhor e derramar todos os perfumes aos pés do Amado.

Joana D’Arc é neopostulante da Comunidade de Vida e sai de Brasília rumo a Missão de Vigário Geral, no Rio de Janeiro para viver o primeiro ano de postulantado.

Vocacional Aberto

Todos aqueles que se sentem atraídos a trilhar um caminho de discernimento vocacional e conhecer mais a vocação Shalom podem se inscrever no Vocacional Aberto 2020, que acontece no dia 19 de janeiro, no Santuário Nossa Senhora de Fátima (906 Sul).

O Caminho Vocacional Shalom tem a duração mínima de um ano, iniciando com o Encontro Vocacional Aberto. Neste encontro, todos aqueles que têm interesse de ingressar no vocacional devem comparecer, pois nele a pessoa receberá mais informações sobre como será o caminho vocacional da comunidade.

A partir disso, os interessados fazem o plantão vocacional, que é uma conversa com a pessoa sobre a vivência dela na obra ou paróquia/grupo de oração que participa. E somente após o discernimento do plantão, pode-se ingressar no Vocacional de fato.

Assim, cada vocacionado é assistido e orientado por um Acompanhador Vocacional para, na escuta da vontade de Deus, discernir sobre o chamado à vocação Shalom ou a uma outra vocação na Igreja, sobre o tempo de amadurecimento necessário para dar o passo concreto em direção ao ingresso no postulantado da Comunidade de Vida ou de Aliança.

 

Serviço

Vocacional Aberto Shalom Brasília
19 de janeiro de 2020
de 8h30 às 17h30
No salão Paroquial da NS de Fátima na 906 Sul Entrada Franca
Contatos 99226-5942 ou 98154-9852
Inscrições: Click aqui

 

Siga Shalom Brasília

 

 

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *