Uma noite de muito amor, alegria e encontro. Assim pode-se resumir o Dia do Pobre na Missão Recife, no último sábado, 16. Atendendo ao pedido do Papa Francisco, a Comunidade Católica Shalom celebrou o 3º Dia Mundial do Pobre com um jantar para os irmãos que moram nas ruas e que, como disse o Papa, são o tesouro da Igreja.
“Ao aproximar-se dos pobres, a Igreja descobre que é um povo, espalhado entre muitas nações, que tem a vocação de fazer com que ninguém se sinta estrangeiro nem excluído, porque a todos envolve num caminho comum de salvação.”, disse o Papa exortando toda Igreja a participar desse dia.
Os membros da Comunidade e da Obra Shalom se reuniram na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Boa Viagem. Os moradores de rua foram recebidos com música e muita animação. Assistiram à apresentação de uma peça de teatro, conversaram e partilharam um pouco de suas vidas em uma troca enriquecedora para todos.
Uma experiência de partilha
“Eu tive uma experiência de partilhar e escutar de alguns dos irmãos onde eles mais necessitam, querendo falar um pouco de suas vidas. Após a apresentação da peça ouvi de uma senhora que ela sentiu Jesus toca-la através daquela apresentação”, contou Willyana Santos, que participou pela terceira vez Dia do Pobre e atuou na peça.
Valdo Lacerda, membro da Promoção Humana, partilhou o que significou esse dia. “Posso dizer como agrada a Deus sairmos de si para o outro doente, para o outro que sofre. Mas não com as nossas forças, pois por muitas vezes, nossa natureza, rejeita o pobre, o mendigo, o prisioneiro, o doente, mas esses são os prediletos de Deus.”
“Deus quer apenas a nossa boa vontade de sair de nós, ou seja, dar o primeiro passo para estes e o resto Ele faz. Tudo se resume, não apenas em levar o pão material, mas o principal: levar uma palavra de conforto de esperança, valorizá-los como pessoa, como filhos amados de Deus.”, concluiu Valdo, mostrando o objetivo da noite.
Galeria de Imagens