Igreja

Dia Mundial dos Pobres: Papa Francisco vai almoçar com 1.300 pobres

Além do almoço, a Santa Sé vai financiar casas para sem tetos e oferecer atendimento ambulatorial.

comshalom
Almoço no Vaticano para centanas de pessoas em vulnerabilidade social (Imagem/ Vatican Media)

O Papa Francisco vai almoçar com 1.300 pobres no próximo domingo, 17 de novembro, como parte da programação do Dia dos Pobres. O almoço, organizado pelo Dicastério para o Serviço da Caridade, será realizado na Sala Paulo VI e oferecido pela Cruz Vermelha Italiana. A animação ficará por conta da Fanfarra Nacional. Ao final do almoço, cada pessoa receberá uma mochila oferecida pelos Padres Vicentinos (Congregação da Missão), contendo alimentos e produtos de higiene pessoal.

| Leia também: Mensagem do Papa Francisco para o 8º Dia Mundial dos Pobres

Realizado pela primeira vez em 2017, o Dia Mundial dos Pobres é um desejo do Papa Francisco e tem o objetivo de convidar a Igreja a “sair” dos seus muros para encontrar a pobreza nas várias formas em que ela se manifesta no mundo de hoje.

Neste ano o dia traz como tema “A oração do pobre eleva-se até Deus”. Em sua mensagem, o Papa Francisco reforça que os pobres têm um lugar privilegiado no coração de Deus, que está atento e próximo a cada um deles. 

Bênção das chaves

Ainda na programação do próximo domingo, o Papa Francisco vai abençoar simbolicamente 13 chaves, que representam os 13 países em que a Aliança Famvin para os Sem-Teto (FHA), da Família Vicentina, construirá novas casas para pessoas desfavorecidas, com o projeto “13 casas” para o Jubileu. As casas são financiadas diretamente pela Santa Sé como gesto de caridade do Ano Santo.

Após a bênção, o Pontífice presidirá a Missa na Basílica de São Pedro, às 10h (horário local). Ainda como iniciativa para o Dia dos Pobres, a Santa Sé manterá o Ambulatório Mãe da Misericórdia aberto durante todo o dia até o sábado, 16 d novembro. O ambulatório é uma estrutura ligada ao Dicastério para o Serviço da Caridade que oferece diariamente assistência médica gratuita aos pobres e necessitados. 

 

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.