O Papa Francisco vai almoçar com 1.300 pobres no próximo domingo, 17 de novembro, como parte da programação do Dia dos Pobres. O almoço, organizado pelo Dicastério para o Serviço da Caridade, será realizado na Sala Paulo VI e oferecido pela Cruz Vermelha Italiana. A animação ficará por conta da Fanfarra Nacional. Ao final do almoço, cada pessoa receberá uma mochila oferecida pelos Padres Vicentinos (Congregação da Missão), contendo alimentos e produtos de higiene pessoal.
| Leia também: Mensagem do Papa Francisco para o 8º Dia Mundial dos Pobres
Realizado pela primeira vez em 2017, o Dia Mundial dos Pobres é um desejo do Papa Francisco e tem o objetivo de convidar a Igreja a “sair” dos seus muros para encontrar a pobreza nas várias formas em que ela se manifesta no mundo de hoje.
Neste ano o dia traz como tema “A oração do pobre eleva-se até Deus”. Em sua mensagem, o Papa Francisco reforça que os pobres têm um lugar privilegiado no coração de Deus, que está atento e próximo a cada um deles.
Bênção das chaves
Ainda na programação do próximo domingo, o Papa Francisco vai abençoar simbolicamente 13 chaves, que representam os 13 países em que a Aliança Famvin para os Sem-Teto (FHA), da Família Vicentina, construirá novas casas para pessoas desfavorecidas, com o projeto “13 casas” para o Jubileu. As casas são financiadas diretamente pela Santa Sé como gesto de caridade do Ano Santo.
Após a bênção, o Pontífice presidirá a Missa na Basílica de São Pedro, às 10h (horário local). Ainda como iniciativa para o Dia dos Pobres, a Santa Sé manterá o Ambulatório Mãe da Misericórdia aberto durante todo o dia até o sábado, 16 d novembro. O ambulatório é uma estrutura ligada ao Dicastério para o Serviço da Caridade que oferece diariamente assistência médica gratuita aos pobres e necessitados.