O Réveillon da Paz marcou uma virada de ano perfeita! Na praia do Pontal, no Recreio dos Bandeirantes, um povo animado ouviu atento as palavras de Dom Roberto, Vigário Epicospal da Vida Consagrada, na Santa Missa. O evento organizado pela Comunidade Shalom atraiu pessoas que desejavam ter uma virada de ano diferente, aos pés do Senhor! O primeiro momento foi justamente aquele que o ápice das nossas vidas, a missa vivida na praia em frente ao mar e com um grande número de pessoas.
Logo no início da celebração, ele recordou o Venerável Guido Schäffer que surfava na Praia do Pontal, que hoje recebe seu nome naquele trecho de praia e também no Quiosque do Guido, administrado pela Comunidade Shalom, no Rio de Janeiro. Nosso pastor comentou que rezou onde se encontram os restos mortais do venerável na Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, nesse mesmo dia mais cedo.
Nós somos filhos de Deus!
A missa foi presidida por Dom Roberto, Vigário Episcopal para a Vida Consagrada, que começou a homilia agradecendo pelo serviço que a Comunidade Shalom realiza hoje no Quiosque do Guido, como uma grande bênção para toda a Igreja do Rio de Janeiro. Ele também frisou para nós olharmos que a liturgia nos falava: “Que Deus nos dê a sua graça, a sua bênção e sua face resplandeça sobre nós, que na terra se conheça o seu caminho e sua salvação por entre os povos“.
Ver essa foto no Instagram
Somos chamados a ser missionários, dar o sim aos planos de Deus
A liturgia mostrava a beleza de uma vida de oração, de iniciar um ano novo com esses textos, oferecendo a oportunidade na palavra a todos de pedir a graça de uma renovação, de uma transformação, de uma pura interior, de uma autêntica e verdadeira conversão. Nosso pastor lembrou de um sim de um casal que ajudou a construir a história de Salvação, o sim de Maria e José.
“Dois servos fiéis, que tiveram coragem de interromper os seus projetos,porque o projeto primeiro era a vida matrimonial, como qualquer outro casal. Mas aqui Deus, Ele escolheu Maria e ela concebeu por obra do Espírito Santo.E José teve a coragem de interromper e colaborar com todo esse projeto de Deus.Por isso, os pastores encontram ali uma Maria orante, uma Maria contemplativa. E todo esse Evangelho nos mostra um movimento, esse movimento de deslocamento, ou seja, de missão. Nós somos chamados a ser missionários, missão e contemplação, vida de oração”, explicou Dom Roberto.
A missão da Comunidade Shalom leva há tantos anos, não só aqui no Rio de Janeiro, também no Brasil, em tantos outros países. Um carisma, a espiritualidade, levando a alegria do Evangelho.
Ousadia e criatividade para evangelizar
“Servir é dar testemunho; o fato de nós estarmos aqui, é um belo testemunho.É importante a celebração, e cada um tem toda esta liberdade, mas, fazer esta passagem de ano, em oração, e ter esta atitude também de contemplação.E é um privilégio nós estarmos aqui, onde nós temos como fundo musical as ondas. O mar, estes dias, no dia de hoje, está bem agitado. Mas lembrando também, que os primeiros discípulos foram chamados justamente na praia. E André apresentou Jesus a Pedro.