Notícias

Dom Rosalvo toma posse como bispo titular de Itapipoca

Confira detalhes deste dia tão importante para a Igreja local.

comshalom

Na manhã deste sábado, dia 05 de dezembro, o povo de Itapipoca acolheu oficialmente o seu 4° bispo diocesano, Dom Rosalvo Cordeiro de Lima, na Catedral de Nossa Senhora das Mercês de Itapipoca, presidida inicialmente pelo Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, Arcebispo Metropolitano de Fortaleza-CE. Mesmo com o número restrito de participação presencial, a solene celebração contou com presença de bispos, sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas e fiéis desta diocese e de outras, dos articuladores paroquiais que representavam as 31 paróquias.

Posse de Dom Rosalvo Itapipoca
Dom Rosalvo e Dom Antônio Cavuto Foto: PASCOM | Diocese de Itapipoca

O Rito de Posse

Quando o relógio marcou 9h, Dom Rosalvo foi acolhido na entrada principal da catedral por Dom José Antonio, do agora bispo emérito, Dom Antonio Cavuto, e do Padre Francisco de Assis Oliveira, chanceler do bispado. Em seguida, Dom Antônio apresentou a Cruz para que o novo bispo beijasse o qual a beijou e aspergiu o povo enquanto entrava solenemente na catedral. Foi conduzido para a Capela do Santíssimo Sacramento para oração e adoração e depois à imagem de Nossa Senhora das Mercês, padroeira desta porção da Igreja que a foi confiado. Ao iniciar a celebração solene, o arcebispo fez a saudação e solicitou que o chanceler realizasse a leitura das santas letras da bula papal que nomeia e empossa o novo bispo de Itapipoca. Este, ao termino da leitura e após a apresentação da bula aos presentes, já oficialmente empossado bispo, recebeu das mãos do seu antecessor o báculo de pastor e tomou assento em sua Cátedra. Após o canto do solene glória, recebeu os cumprimentos e voto de obediência dos membros do Conselho Presbiteral que representaram todos que compõem a diocese: padres, diáconos, religiosos, religiosas e fiéis leigos e leigas. A Celebração Eucarística

A homilia

Dom Rosalvo iniciou sua homilia demonstrando o desejo que todos eles se deixassem guiar e orientar pelas palavras ouvidas através dos profetas e do evangelho e afirmou que o que Deus promete, Ele cumpre. “É próprio de Deus que a salvação chegue aos confins de toda terra, à todos os povos, raças, línguas e nações. Por isso, nunca abandonou o seu povo, aonde quer que estejam e em todas as situações do mundo. Em qualquer situação, Deus vem sempre em socorro, pois a sua palavra é de Vida Eterna,” disse o bispo empossado. Ele ainda expressou que a vida recebida da parte de Deus precisa ser defendida em todos os aspectos, por isso lutará junto com o povo por dias melhores, desejando que o bem reine em cada coração. Concluiu com a entrega sob proteção de Nossa Senhora das Mercês cada diocesano, agente de pastoral, as pessoas que sentem tocadas a realizar a Vontade de Deus em sua vida, como também cada pessoa que colaborou para que a sua posse acontecesse.

Gratidão e intercessão

Dom José Antônio dirigiu algumas palavras finais ao irmão de episcopado que foi bispo de auxiliar na Arquidiocese de Fortaleza. A primeira palavra foi de agradecimento pessoal e eclesial, porque o povo de Deus que está em Fortaleza deve à sua generosidade e doação, a segunda foi uma palavra de desejo que ele fosse recebido na diocese como “aquele que vem em nome do Senhor” como está escrito na faixa colocada à frente da Igreja Catedral, como aquele que vem irmão para ser paternidade de Deus para todos. A última palavra foi de pedido de oração feita como intercessão e também nos gestos, na dedicação, no estar junto unindo as forças ao pastor, cabeça da diocese, em todos os lugares que os filhos e filhas de Deus estão, seja no presbitério, na vida religiosa, nos carismas que devem ser animação do Espírito Santo, nas comunidades que são parte do corpo de Cristo, no qual o bispo é sinal e um sacramento de comunhão.

Na sequência falaram o prefeito em exercício de Itapipoca, João Barroso, seguido pelo Padre José Wilson Freitas, enquanto representante do Conselho Presbiteral. Posteriormente, Dom Antônio Cavuto, iniciou suas palavras, como na coletiva de imprensa, agradecendo à Deus por ter lhe dado estes anos para servir o povo da diocese. “Eu simplesmente procurei trabalhar seguindo a metodologia e a pedagogia de Jesus. O meu lema “Queremos ver Jesus” procurei vivê-lo, desenvolvê-lo procurando que todas as pessoas quisessem ver Jesus, tivesse esse desejo, seja por curiosidade ou seja por interesse. Vendo Jesus nós começamos a conhecê-lo melhor e conhecendo Jesus vamos passando a amá-lO, a nos encantar, e amando-O nós queremos segui-lo como discípulos”, explicou o bispo emérito.

Pastor com cheiro de ovelhas

“Vindo da Arquidiocese de Fortaleza, chego com alegria à Diocese de Itapipoca, minha gratidão sincera a cada pessoa que esperou e rezou por este momento e que acompanham pelos meios de comunicação, muita gente gostaria de estar aqui presente, mas os que aqui estão representam,” assim introduziu suas palavras Dom Rosalvo. Na sequência, ele citou, emocionado, que esta data é importante porque seria o aniversário de 90 anos de sua mãe a quem é grato e que já partiu para a Casa do Pai, onde intercede junto à Nossa Senhora de quem foi muito devota em vida. Colocou-se em oração por todos desde a sua nomeação e, de modo especial, no seu retiro pessoal no Santuário Nacional de Aparecida do Norte-SP, por ocasião dos 28 anos de ordenação sacerdotal. Expressou seu desejo de proximidade com cada um, durante todo o seu discurso e também afirmou que, à medida do possível, estará os visitando, mas desde já deseja abraçar cada lar familiar da diocese. “Me coloco à disposição. É o Senhor que, na luz do Seu Espírito Santo, certamente iluminará para que seja feito o melhor pela ação pastoral desta diocese e assim contamos com todos para essa continuidade da missão de evangelizar que é própria da Igreja, por isso rezem por mim,” foram as últimas palavras do discurso do empossado bispo.

Confira abaixo, na íntegra, a Celebração de Posse de Dom Rosalvo na Diocese de Itapipoca:

 

Por Matheus Araújo


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *