Shalom

Dom Sergio no Renascer: “A verdadeira sabedoria vem do alto e conduz a cada um de nós”

comshalom

Dom Sergio da Rocha, arcebispo metropolitano de Brasília, celebrou a Missa do segundo dia do Renascer, retiro de carnaval da Comunidade Católica Shalom. Na homilia, dom Sergio refletiu sobre a necessidade de amadurecer a fé para buscar as coisas do alto, fugindo de um espírito mundano.

Veja a homilia na íntegra:

“É sempre muito bom estar com vocês! Obrigado pelo testemunho de fé no Senhor, testemunho para o mundo de hoje.

No Evangelho a palavra que deve ecoar no coração de cada um de nós é a que quer se voltar para o alto: ‘Eu tenho fé, mas ajuda a minha falta de fé’ (cf. Mc 9,24) . Esta palavra, dirigida a Jesus por aquele homem, precisa estar no coração de cada um de nós. A nossa fé indefesa, fraca, precisa crescer, ser purificada, amadurecer. Precisamos pedir a Deus: ‘Vem em meu auxílio e me dê a graça de crer sempre mais e ser fiel’.

Somos convidados a voltar o nosso olhar para as coisas do alto. Temos a graça de refazer, no Renascer, essa experiência. Muitas vezes olhamos mais para a terra, encurvados, do que para o Céu.

O Evangelho de hoje diz que é Jesus que toca, ergue aquele menino que precisava da cura. Jesus estende a mão e o levanta. Precisamos olhar para o Céu, para as coisas do alto. Não fazemos isso sozinhos: Ele nos estende a mão para nos ajudar a levantar, como fez com aquele menino. Ele vem a mim nesta Eucaristia.

Sinta-se humildemente ressuscitado por esta mão do Senhor. Diga: ‘Senhor, me ajude na falta de fé. Me ajude a crer sempre mais. Aumenta a minha fé’. Com certeza, Jesus vai realizar verdadeiros milagres.

Estamos buscando n’Ele a alegria, o sentido de viver, a força para caminhar, para não ficar em uma vida mundana. Precisamos viver neste mundo sim, mas sem o espírito mundano, como nos alerta o Papa Francisco.

É preciso aproveitar estas ocasiões para dar passos de conversão. Na primeira leitura (cf. Tg 3,13-18), vemos que a verdadeira sabedoria vem do alto e conduz a cada um de nós. Se formos conduzidos pela sabedoria do Senhor, não há lugar na nossa vida para a inveja, ciúme, rivalidade. Somos convidados a caminhar com humildade para ter a paz, valorizando as pessoas que Deus coloca na nossa vida. Ao invés de rivalidade, vanglória, seja, de fato, a sabedoria de Deus a conduzir nossos passos.

Jesus, nos levante e nos ajude a caminhar com os olhos para as coisas do alto, segundo o Espírito, não segundo a carne”.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *