Notícias

Duas polonesas ingressam na Comunidade de Vida Shalom em 2020

No início de 2014, antes da fundação, a Comunidade foi convidada a fazer uma turnê de evangelização na Polônia e voltou impressionada com o interesse que o Carisma despertou nos jovens.

Jovens poloneses participam do Acamp's Summer Festival, na Hungria.

Duas jovens polonesas compõem a lista dos novos postulantes da Comunidade de Vida Shalom em 2020. Monika, da missão de Cracóvia, vai para Santo Amaro (SP) e Agnieszka, de Varsóvia, vai para a casa de Fátima em Fortaleza (CE).

Um novo tempo

Para as duas, o novo tempo impõe grandes ofertas e desafios. Monika, de 24 anos, é pedagoga, com mestrado em sua área de formação. Ela serve na missão da Cracóvia como tradutora e professora de polonês para os missionários brasileiros, além das atividades de evangelização. Agnieszka, de 22 anos, é enfermeira e serve na secretaria Jovem e na Comunicação da missão da Varsóvia.

Ambas conheceram a Comunidade Shalom na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2016.

De lá até hoje, quatro polonesas ingressaram na Comunidade. Da missão de Cracóvia, são duas vocações: uma para a Comunidade de Vida, Aga que atualmente está no Brasil, terminando o primeiro ano de discipulado, e, agora, a Monika.

Da missão da Varsóvia, outras duas vocações: Magda que é da Comunidade de Aliança, desde o início de 2019, e Agnieszka.

Frutos concretos da JMJ de 2016

Para Michele Jordan, responsável pela missão da Cracóvia, estes ingressos são frutos do trabalho missionário nas duas cidades polonesas. Tudo começou em 2013, quando o cardeal Stanislaw Dziwisz, esteve no Rio de Janeiro, por ocasião da JMJ e conheceu o Carisma da Comunidade Shalom, bem como sua ação evangelizadora, com dedicação especial voltada para os jovens.

“Foi assim que recebemos o convite para fundar uma casa de missão em Cracóvia, na arquidiocese pela qual o cardeal Dziwisz (que havia sido o secretário pessoal de São João Paulo II), na época, era responsável”, recorda Zeca Pasternack, o primeiro missionário a chegar na Polônia para fundar a missão Shalom.

“No início de 2014, antes da fundação, a Comunidade foi convidada a fazer uma turnê de evangelização na Polônia e voltou impressionada com o interesse que o Carisma despertou nos jovens”, conta Zeca. “Em 2015, novamente, um ano antes da Jornada Mundial da Juventude, que seria na Polônia, a Comunidade, mais uma vez, foi convidada a animar uma semana de evangelização para os jovens, no sul da Polônia, em decorrência da passagem dos símbolos da JMJ.

Mais uma vez, a experiência foi marcante e o desejo da Comunidade de estabelecer uma casa de missão neste país crescia”.

Um desafio: a casa de missão

O desafio era encontrar uma casa onde os missionários pudessem morar. “Busca que se prolongou durante um ano, sem nenhum resultado”, relembra Zeca. “Os missionários já estavam discernidos e só esperando a oportunidade para poderem partir, mas ainda não se tinha encontrado um local para residir”.

Assim, a Comunidade enviou somente uma pessoa, o Zeca, com a missão de encontrar um lugar para receber a missão.

Ele encampou a busca por um local, que se iniciou em janeiro de 2015 e só terminou com a já citada semana de evangelização em maio do mesmo ano, quando chegaram os outros missionários, ainda em uma estrutura inadequada, constituída de quartos separados e com uma cozinha comunitária, pois era um dos locais das irmãs do Santuário Ecce Homo, de Cracóvia, que abrigava hóspedes. Mas essa ainda não era a casa de missão.

Uma nova composição

Depois que chegaram os outros missionários, a missão Shalom na Cracóvia passou a ser formada por 3 irmãos, e a busca por uma casa se intensificou, juntamente com os trabalhos da JMJ, da qual a Comunidade participou ativamente e desempenhou papel importante na gerência do novo sistema unificado de inscrições, atendimento e ajuda aos peregrinos de todo o mundo, em colaboração com o COL (Comitê Organizador Local) e também com o setor dos jovens do Dicastério para os Leigos, Família e Vida do Vaticano.

A fidelidade divina

Hoje, depois de muita busca e mudanças de lugar, a Comunidade está bem estabelecida e começando um novo trabalho de evangelização no centro de Cracóvia, em um local que é uma semente para um futuro centro de evangelização.


Comentários

[fbcomments]

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *