Notícias

Efusão do Espírito Santo no Renascer: “Ele é capaz de mudar nossas vidas, nossos corações”

comshalom

Na tarde dessa terça feira, Paulo , missionário da Comunidade Católica Shalom, nos falou sobre a pessoa do Espírito Santo. Iniciando essa pregação, o missionário pediu para aos participantes do retiro para tirar uma selfie e os questionou: “Olha para essa foto e pensa o que você quer hoje que mude na sua vida, em você.” Continuou: “Sabemos que temos muito o que mudar. E o que você acha difícil de hoje mudar em você?” Frente a esse desejo de mudança, e talvez admitir que não conseguimos mudar, o Espírito tem essa capacidade de transformação necessária para nós. “Ele é capaz de mudar nossas vidas, nossos corações”, afirmou.

Não só há mudanças que precisam acontecer, mas mas muitos questionamentos, e o Espírito também é capaz responder. Perdemos muito tempo buscando em outros lugares as respostas que só Deus pode dar.

E quem é esse ‘Espírito Santo’? Paulo fala sobre a dinâmica da graça de Deus, na qual Deus Pai se dá inteiramente em amor ao Filho. O Filho, por sua vez, se dá todo em amor ao Pai. E essa dinâmica de Amor é a Pessoa do Espírito Santo. Você pode viver diversos desafios em muitos níveis da sua vida, em várias áreas da sua vida, e elas podem abafar a fé que há em ti. Entretanto, Deus pode agir em tudo isso por meio do Espírito; nos tirando da paralisia e do medo que pode está querendo abafar a fé e a confiança em Deus e na sua ação nas nossas vidas. É necessário pedir a ação do Espírito.

O Espírito é aquele que age, que cura, que liberta, que guia nossos passos. Frente aos desafios de viver os caminhos do Senhor, o Espírito nos dá a força necessária para não nos deixarmos ser seduzidos pelas tentações do mundo. É Ele que vai tirar os medos que esse tempo pode nos trazer, e Ele mesmo vem, e fortalece nossa fé em um Deus bom, em um Deus que nos ama e nos deseja.

Participantes do retiro puderam partilhar do momento da efusão do Espírito Santo, feito logo após à partilha de Paulo. Para Vitor, a efusão foi um momento de intimidade, de derramamento de graça. “Esse evento me trouxe alegria como dom do Espírito”, relatou o jovem de 27 anos que participava pela primeira vez do Renascer. Já João Pablo (24) pode testemunhar viver um carnaval diferente, onde se colocou na presença do Espírito. João deixou com que Ele tocasse diversas situações que viveu para transformar seu olhar quanto àqueles momentos.

Saraia (49) também pode confirmar que experimentou de uma imensa intimidade com o Espírito durante o retiro e, principalmente, no momento da oração dessa tarde. Frisou: “Fiquei imensamente feliz, foi um momento de intimidade pessoal com o Espírito Santo, essa Pessoa da Santíssima Trindade a qual não tinha tanta proximidade.”


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.