A Santa Sé divulgou uma carta do Papa Francisco destinada aos novos cardeais que serão criados no Consistório de 7 de dezembro. Nela o Pontífice recorda que, a partir da criação cardinalícia, eles passarão a pertencer ao clero de Roma. Francisco também pediu que os novos cardeais busquem encarnar três atitudes com as quais um poeta argentino Francisco Luis Bernárdez descreveu São João da Cruz: “olhos altos, mãos juntas, pés descalços”.
> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp
“Olhos altos, porque o teu serviço vai exigir que amplies o teu olhar e expandas o teu coração, para poderes olhar mais longe e amar mais universalmente e com maior intensidade. Entrar na escola do Seu olhar – Bento XVI – que é o lado aberto de Cristo”, explicou.
Francisco escreveu também que a Igreja precisa da intercessão dos novos cardeais. “Mãos juntas, pois a tua oração é o que mais a Igreja necessita – junto ao anúncio – para poder apascentar bem o rebanho de Cristo. A oração, que é o âmbito do discernimento para ajudar-me a buscar e a encontrar a vontade de Deus para o nosso povo, e para segui-la”.
Sobre a terceira atitude, o Santo Padre afirmou: “Pés descalços, que tocam a aspereza da realidade de muitos rincões do mundo, embriagados de dor e sofrimento por causa das guerras, das discriminações, das perseguições, da fome e das numerosas formas de pobreza que exigirão de ti tanta compaixão e misericórdia”.
Ao final da carta, Francisco deseja aos eleitos que “o título de “servidor” – diácono – ofusque cada vez mais o de “eminência”.