Igreja

Em carta, Papa pede aos novos cardeais para que sejam servos

Novos cardeais serão criados em Consistório no próximo dia 7 de dezembro.

comshalom
Foto: Vatican News

A Santa Sé divulgou uma carta do Papa Francisco destinada aos novos cardeais que serão criados no Consistório de 7 de dezembro. Nela o Pontífice recorda que, a partir da criação cardinalícia, eles passarão a pertencer ao clero de Roma. Francisco também pediu que os novos cardeais busquem encarnar três atitudes com as quais um poeta argentino Francisco Luis Bernárdez descreveu São João da Cruz: “olhos altos, mãos juntas, pés descalços”.

> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp

 “Olhos altos, porque o teu serviço vai exigir que amplies o teu olhar e expandas o teu coração, para poderes olhar mais longe e amar mais universalmente e com maior intensidade. Entrar na escola do Seu olhar – Bento XVI – que é o lado aberto de Cristo”, explicou.

Francisco escreveu também que a Igreja precisa da intercessão dos novos cardeais. “Mãos juntas, pois a tua oração é o que mais a Igreja necessita – junto ao anúncio – para poder apascentar bem o rebanho de Cristo. A oração, que é o âmbito do discernimento para ajudar-me a buscar e a encontrar a vontade de Deus para o nosso povo, e para segui-la”.

Sobre a terceira atitude, o Santo Padre afirmou: “Pés descalços, que tocam a aspereza da realidade de muitos rincões do mundo, embriagados de dor e sofrimento por causa das guerras, das discriminações, das perseguições, da fome e das numerosas formas de pobreza que exigirão de ti tanta compaixão e misericórdia”.

Ao final da carta, Francisco deseja aos eleitos que “o título de “servidor” – diácono – ofusque cada vez mais o de “eminência”.

 

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.