Notícias

Emmir Nogueira: É próprio da santidade gerar frutos fecundos

A cofundadora da Comunidade falou sobre a importância da união esponsal com o Cristo, fonte de santidade fecunda e de redenção para toda a humanidade. Confira.

O Congresso Internacional Shalom com o tema Quanto mais santos, mais fecundos aconteceu pela primeira vez de forma totalmente on-line e foi acompanhado por missionários de mais de 40 países. Emmir Nogueira conduziu a segunda pregação do evento no sábado (05/09), cujo tema foi Santidade e fecundidade. Acompanhe, a seguir, as suas principais citações.

Santidade e fecundidade

Maria Emmir Nogueira

(Meditação com a Palavra)

“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agri­cultor. Todo ramo que não der fruto em Mim, Ele o cortará; e podará todo o que der fruto, para que produza mais fruto.” (São João, 15)

___________

“A videira produz diferentes ramos. Alguns deles trabalham para si mesmos, estes ramos são cortados, porque somente buscam o carreirismo e a vaidade. Outros, estão unidos a Deus e a Santíssima Trindade. Estes últimos serão purificados e podados, para que deem mais frutos.”

___________

“É da natureza da santidade dar frutos saudáveis e é da natureza do pecado dar frutos amargos, frutos de perdição, porque não estiveram unidos à videira. Eles não possuem a seiva da santidade, da fé, da esperança e da caridade. Como diz São Paulo, são como címbalos que retinem: não fazem nenhuma diferença na vida de ninguém, são palavras vazias, testemunhos vazios e pregações vazias.”

___________

“Os ramos que dão os mesmos frutos do tronco principal da videira vão servir ao Senhor como uma nova humanidade, que já caminha para a santidade. São aqueles que não falam da boca para fora, que se deixam ser completamente utilizados pelo Espírito Santo. Estes serão purificados para dar mais frutos, porque quanto mais santos, mais fecundos.”

___________

“Eu não sei se você conheceu algum santo, mas eu conheci vários. Eu conheci, por exemplo, São João Paulo II, o toquei e o ouvi. Quando ele chegou perto de mim, eu pude dizer: Deus está presente nele, Deus está aqui, há algo de diferente neste homem. Quando São João Pulo II veio pela primeira vez ao nosso país, em Aparecida (SP), disse: “o Brasil precisa de santos, um santo é capaz de mudar o mundo.“ Santa Madre Teresa, nas ruas da Índia, mudou e questionou o mundo através da caridade. Santa Dulce fez o mesmo com aqui na Bahia. Cristo vive nos santos! Por que Madre Teresa teve tanta força? E Irmã Dulce? E São Francisco, há mais de 800 anos? Porque não foram eles que agiram, mas a graça de Deus neles. Eles cooperaram com a graça.”

___________

“Todos nós, quando somos batizados, recebemos de Deus a bela, bendita e preciosíssima graça santificante, essa graça que a Santíssima Trindade vai fazendo crescer e desenvolver. Mas ela precisa da nossa cooperação, da motivação da nossa vontade. Ela precisa da nossa exposição a Jesus Eucarístico e da nossa confissão frequente. A cooperação com a ação da graça santificante consiste em esquecermos de nós mesmos, uma vez que a ação do Espírito Santo faz com que sejamos cada vez menos parecidos com o nosso pecado e cada vez mais parecidos com Deus.”

___________

“Nós santificaremos o mundo. Mas não pela nossa força ou pelo nosso poder, porque isso para um santo não interessa. Nós santificaremos o mundo pela graça santificante do Espírito de Deus. A santidade não lhe torna menos humano, porque é o encontro da sua fragilidade com a força da graça.”

___________

“É preciso ter uma convicção interior de que Deus pode atuar em qualquer circunstância. Ele usa os nossos pequenos atos de amor e os nossos pobres sacrifícios, mesmo no meio de aparentes fracassos, para nos santificar. Não se perdem nenhuma das obras feitas com amor, não se perde nenhuma dolorosa espera.”

___________

“A santidade, a vida em Deus pela qual a graça passa, atinge o mundo inteiro. Sim, um santo é capaz de mudar o mundo. Coragem. E que Deus lhe abençoe.”

___________

Perdeu o evento?

Temos uma novidade para você! Você pode ter acesso às pregações do tema central e a todos os workshops, na íntegra, através do On demand, que já está disponível no site da plataforma. Clique [AQUI] para adquirir e não deixe de participar do maior evento online da história da Comunidade Católica Shalom.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *