Notícias

Encontro em Curitiba propõe a participantes descoberta de sua vocação e missão

comshalom

Comunidade Católica Shalom realiza o evento em mais de 40 cidades do país neste mês de março. Encontro anual tem como tema em 2017 “Teu chamado, tua vontade, minha entrega, minha felicidade”

Quem nunca se perguntou por que veio ao mundo ou para quê está aqui? Dúvidas como essas surgem porque todo homem vive à procura do sentido de vida, em um desejo incessante de felicidade, que não é mais do que a sede de encontrar Deus e sua vontade. Essa busca está na base de todo discernimento vocacional na Igreja, com o qual a Comunidade Católica Shalom colabora, realizando encontros vocacionais abertos em mais de 40 cidades do Brasil neste mês de março. Em Curitiba, o evento acontece neste domingo, 12/03, no centro de evangelização Shalom (Rua José Rietmeyer, 366, Guabirotuba).

A participação no evento é importante para os que desejam trilhar caminho de discernimento vocacional com o Shalom. Qualquer pessoa maior de 16 anos pode participar, independentemente de estar engajado em grupo de oração do Shalom ou de outro movimento da Igreja ou paróquia. A entrada é gratuita. Faça a pré-inscrição aqui: https://goo.gl/wWgYXd

“Eu procurei o vocacional Shalom porque apenas o estudo e a preocupação com o futuro profissional não me satisfaziam. E a cada dia vou entendendo que o que falta é exatamente a descoberta da vontade de Deus para a minha vida”, afirma a estudante Ana Paula Luz, que participará do encontro. Como Ana, dezenas de outros jovens e adultos, incluindo casais, anseiam descobrir qual a forma de amar impressa em seu coração. Essa é a definição poética e não menos verdadeira de vocação, a forma de amar escrita em letras de fogo pelo Criador no coração de cada homem e cada mulher. A palavra deriva do verbo no latim “vocare” que significa “chamar”.

A Igreja tem vários exemplos de pessoas que, seguindo o chamado divino, doaram seu tempo, dons, enfim, suas vidas em prol de um mundo melhor. Fizeram isso amando o próximo, e porque amaram foram verdadeiramente felizes, foram santos. Os religiosos Teresa de Calcutá, João Paulo II, Francisco de Assis; o casal Louis e Zélie Martin, e os jovens Chiara Luce, Guido Schaffer e Pier Giorgio Frassati, são alguns deles. Para a Igreja, “chamado ao amor” é o mesmo que “chamado à santidade”, a vocação de toda pessoa batizada.

Vocação Shalom

“A Comunidade Shalom acredita que pode auxiliar o homem a discernir a voz de Deus, que chama cada um, independentemente de idade, cor, sexo. E porque faz parte do corpo de Cristo, que é a Igreja, discerne vocações não só para si, mas para a Igreja. No meio desses batizados, existem aqueles que são chamados ao Carisma Shalom, que, ao ouvir a voz de Jesus Cristo, o Ressuscitado que passou pela Cruz, com coragem, renúncia e disposição, se dispõem a dar tudo pelo tudo que ele é”, explica Jorge Wagner Santos, secretário vocacional do Shalom em Curitiba.

A Comunidade nasceu em 9 de julho de 1982, após seu fundador, Moysés Azevedo, ter ofertado a vida e a juventude para levar Jesus Cristo e Sua Igreja àqueles que deles estivessem distantes, especialmente os jovens. Surgiu em Fortaleza (CE) e hoje está presente em mais de 60 cidades do Brasil e em 20 países. Com a aprovação definitiva de seus Estatutos em 2012 pelo Vaticano, recebeu da Santa Sé a confirmação de que sua vida e ação é dom de Deus para a Igreja e para a humanidade.

Os membros do Shalom realizam ações em meio aos jovens, às famílias, às crianças, aos pobres. Implantam e administram grupos de oração e centros de evangelização, de formação, espiritualidade, educação, artes, comunicação e promoção humana através de obras de misericórdia junto aos que sofrem. O trabalho de promoção humana alcança mais diretamente pessoas em situação de vulnerabilidade social, jovens infratores, pessoas enfermas, moradoras de rua e dependentes químicas.

Vida e Aliança

Essas pessoas bem dispostas são jovens, adultos, pessoas casadas, solteiros, celibatários, padres que vivem a vocação “Shalom” como membros das comunidades de Vida ou de Aliança.

Os membros da Comunidade de Aliança Shalom são chamados a seguir Jesus Cristo em meio à vivência familiar e às atividades profissionais, assumindo o compromisso de vivê-las segundo a vocação Shalom. Devem ser “luz do mundo e sal da terra” nos meios seculares, como indica o Evangelho. Reúnem-se duas vezes por semana em células comunitárias onde rezam, cultivam a vida fraterna e recebem formação segundo a Palavra de Deus, o Magistério da Igreja e o Carisma Shalom. Recebem o apelo de Deus de viver a pobreza, partilhando seus dons e talentos.

Já a Comunidade de Vida é o núcleo central da Comunidade Shalom. Seu estilo de vida reproduz o modelo das primeiras comunidades cristãs, pondo tudo em comum e renunciando à posse de bens materiais, projetos e planos pessoais. Seus membros são missionários de ambos os sexos e de formas de vida diversas chamados, por amor a Deus, a seguir Jesus Cristo através de uma dedicação particular à oração, vida fraterna e serviço na Obra. Vivem em Casas Comunitárias e são enviados em missão segundo o apelo da Igreja e o discernimento da Comunidade.

“Com a compaixão, com a oferta de vida, e com a urgência, vemos que podemos corresponder aos grandes necessidades do povo de Deus, mas não poderemos ir ao encontro dessas pessoas se não tivermos homens e mulheres dispostos a viver isso”, destaca o fundador, Moysés Azevedo.

Participe do Encontro Vocacional Aberto Shalom em Curitiba e trilhe um caminho de descoberta da sua missão no mundo.

Serviço
Encontro Vocacional Aberto Shalom
Domingo, 12 de março de 2017
Shalom de Curitiba – Rua José Rietmeyer, 366, Guabirotuba
Inscrição online no link https://goo.gl/wWgYXd ou presencialmente no dia do evento
Entrada gratuita

Emanuele Sales


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *