Igreja

Entenda o simbolismo do ícone de Nossa Senhora da Consolação

Por ser um ícone com traços da arte bizantina, a obra traz símbolos que expressam belos aspectos teológicos que ajudam a rezar e a crescer na vivência da fé.

comshalom

Acredita-se que o ícone de Nosso Senhora da Consolação tenha sido pintado por São Lucas. Ao longo dos séculos, a imagem passou por várias adversidades, conflitos e dificuldades. Atualmente, a imagem original está conservada e protegida no Santuário de Nossa Senhora da Consolata em Turim, na Itália. “Consolata” é uma palavra do dialeto peimontês, da região italiana de Piemonte, e significa “Consoladora” ou “Consolação”.

Por ser um ícone com traços da arte bizantina, a obra traz símbolos que expressam belos aspectos teológicos que ajudam a rezar e a crescer na vivência da fé. A seguir, apresentamos algumas informações sobre os detalhes da imagem fornecidos por Terra Santa Cruz.

Cabeça inclinada para Jesus

A cabeça de Nossa Senhora levemente inclinada para o Menino Jesus expressa que os pensamentos de Maria estão todos voltados para o Senhor. É Ele a fonte de vida, de misericórdia e de consolação. Nossa Senhora se inclina para Jesus honrando-O.

O olhar de Maria

O olhar de Nossa Senhora é um convite à contemplação. É a partir dessa contemplação que a nossa vida e o nosso coração são consolados por Deus.

O olhar de Jesus

O olhar de Jesus está voltado para quem observa a imagem. Esse olha dele é expressivo e acolhedor. É um olhar que nos convidar a nos aproximar do Seu amor e a receber a Sua consolação.

A mão direita de Jesus

O dedo indicador e o médio estão esticados. Na iconografia cristão, esse gesto diz respeito a quem tem autoridade. Nessa imagem, Jesus diz para quem o observa para voltar o seu olhar para Nossa Senhora. “Não tenham medo de entregar o coração”. Essa é a mensagem.

A mão direita de Maria

A mão direita de Nossa Senhora está no coração. É um gesto de amor, obediência e humildade diante de seu Filho. É como se Maria nos dissesse: “venha para o meu coração e receba a consolação que meu Filho me deu”.

As mãos esquerdas de Jesus e Maria

A forma como as mãos esquerdas de Jesus e Maria está simboliza a união profunda que deve existir entre Deus e os homens.

O manto azul de Maria

O manto de Nossa Senhora remete ao céu, lugar onde ela está e para onde nós somos chamadas a caminhar sempre na presença de Deus.

As estrelas no véu

Uma estrela simboliza o Pai e a outra o Espírito Santo. Ambas estão sobre a cabeça de Nossa Senhora. Junto com o menino Jesus, as estrelas formam um triângulo que remete à Santíssima Trindade.

O manto vermelho e a túnica verde

Jesus traz um manto vermelho e uma túnica verde. Essas cores remetem à Paixão que tempos mais tarde Ele deveria viver. É um sinal profético. O verde diz respeito à vida que renasce e o vermelho ao sangue, ao sofrimento, à morte e também à vida triunfante de Cristo, sendo ainda um prenuncio da ressurreição.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *