Acredita-se que o ícone de Nosso Senhora da Consolação tenha sido pintado por São Lucas. Ao longo dos séculos, a imagem passou por várias adversidades, conflitos e dificuldades. Atualmente, a imagem original está conservada e protegida no Santuário de Nossa Senhora da Consolata em Turim, na Itália. “Consolata” é uma palavra do dialeto peimontês, da região italiana de Piemonte, e significa “Consoladora” ou “Consolação”.
Por ser um ícone com traços da arte bizantina, a obra traz símbolos que expressam belos aspectos teológicos que ajudam a rezar e a crescer na vivência da fé. A seguir, apresentamos algumas informações sobre os detalhes da imagem fornecidos por Terra Santa Cruz.
Cabeça inclinada para Jesus
A cabeça de Nossa Senhora levemente inclinada para o Menino Jesus expressa que os pensamentos de Maria estão todos voltados para o Senhor. É Ele a fonte de vida, de misericórdia e de consolação. Nossa Senhora se inclina para Jesus honrando-O.
O olhar de Maria
O olhar de Nossa Senhora é um convite à contemplação. É a partir dessa contemplação que a nossa vida e o nosso coração são consolados por Deus.
O olhar de Jesus
O olhar de Jesus está voltado para quem observa a imagem. Esse olha dele é expressivo e acolhedor. É um olhar que nos convidar a nos aproximar do Seu amor e a receber a Sua consolação.
A mão direita de Jesus
O dedo indicador e o médio estão esticados. Na iconografia cristão, esse gesto diz respeito a quem tem autoridade. Nessa imagem, Jesus diz para quem o observa para voltar o seu olhar para Nossa Senhora. “Não tenham medo de entregar o coração”. Essa é a mensagem.
A mão direita de Maria
A mão direita de Nossa Senhora está no coração. É um gesto de amor, obediência e humildade diante de seu Filho. É como se Maria nos dissesse: “venha para o meu coração e receba a consolação que meu Filho me deu”.
As mãos esquerdas de Jesus e Maria
A forma como as mãos esquerdas de Jesus e Maria está simboliza a união profunda que deve existir entre Deus e os homens.
O manto azul de Maria
O manto de Nossa Senhora remete ao céu, lugar onde ela está e para onde nós somos chamadas a caminhar sempre na presença de Deus.
As estrelas no véu
Uma estrela simboliza o Pai e a outra o Espírito Santo. Ambas estão sobre a cabeça de Nossa Senhora. Junto com o menino Jesus, as estrelas formam um triângulo que remete à Santíssima Trindade.
O manto vermelho e a túnica verde
Jesus traz um manto vermelho e uma túnica verde. Essas cores remetem à Paixão que tempos mais tarde Ele deveria viver. É um sinal profético. O verde diz respeito à vida que renasce e o vermelho ao sangue, ao sofrimento, à morte e também à vida triunfante de Cristo, sendo ainda um prenuncio da ressurreição.