A Escola Ronaldo Pereira inaugurou uma nova turma nesta sexta-feira, 4, na Diaconia Geral da Comunidade Católica Shalom, no Ceará. Neste Julho da Paz, mês em que comemoramos os 43 anos da Vocação Shalom, 22 jovens de diversos estados do Brasil viverão um itinerário formativo e imersivo no carisma, com o objetivo de formar uma nova geração de liderança jovem para a Comunidade e para a Igreja.
Esta é a segunda edição da formação após a pandemia da Covid-19. A Escola Ronaldo Pereira tem a finalidade de, por primeiro, formar o jovem no ser líder Shalom. Com duração de um mês, o jovem vive uma forte imersão no carisma Shalom, porque se lança na missionariedade e vive como Comunidade de Vida.
Neste ano, a Escola Ronaldo Pereira levou os jovens para a Casa Mãe para que eles possam experimentar o que é a oferta de vida. Tudo começa num retiro fechado de sexta-feira até o domingo, 6, com o cunho de formação de líderes.
Amábilie Koester, missionária da Comunidade de Vida na Assessoria Jovem, explicou que essa edição da escola traz uma novidade na formação: a partir de segunda-feira, 7, os jovens terão que trabalhar em equipe e sair de si mesmos. “Nós vamos colocar os jovens contra tudo aquilo que para eles é cômodo e confortável”, conta ela.
É a primeira vez que este método é usado na formação de liderança jovem. Em oração, o núcleo da Escola discerniu seguir dessa forma, para aproveitar o perfil dos jovens e montar um planejamento que fosse diferenciado para esta turma.
“Vamos levá-los para uma fazenda próxima à Diaconia, com instrutores contratados para isso e fazer com, que naquele conflito, eles trabalhem em equipe. Então, eu acho que isso é o ideal de despertar a juventude hoje.”
Amábilie também afirma que, na Comunidade Católica Shalom, não existe um líder que não seja missionário e que não oferte a sua vida. “O carisma é assim, vem do Ronaldo, vem do Moysés, é a oferta de vida, a renúncia de si. Um bom líder é aquele que renuncia a si e esses jovens já estão experimentando isso, estão trabalhando muito já nesses dias que chegaram”, reforça a missionária.
No ordinário da Comunidade
Os 22 jovens foram acolhidos nas Casas Comunitárias da Diaconia Geral, vivendo o ordinário da Comunidade de Vida. Eles estão presentes nas manhãs de oração, tardes de trabalho, cuidados com a casa, momentos de convivência etc. Tudo isso contribuirá para que, imersos na riqueza que é a vida comunitária pautada na contemplação, na unidade e na evangelização, eles sejam formados como líderes segundo o coração de Deus, dispostos a ofertar a vida por amor ao Senhor a à Igreja.
Inspiração para a juventude
A Escola de Líderes Ronaldo Pereira tem como inspiração o primeiro missionário da Comunidade de Vida a fazer a sua páscoa, há 30 anos. Ronaldo foi o primeiro a coordenar o Projeto Juventude para Jesus, setor responsável pela evangelização dos jovens na Comunidade Católica Shalom. Ronaldo foi um jovem alegre, decidido pela vontade do Pai. Ele colocou de lado convicções e ideologias prévias, para seguir a Jesus Cristo, querendo doar toda a sua vida para anunciar o amor de Deus aos jovens pelo mundo.