Dezembro chegou e aquela espera finalmente se concretizará… Sim, ele mesmo, o querido, estimado, tão esperado, o tal 13º salário… Parece brincadeira, mas tem muita verdade nessa história.
Em pleno Advento nossa expectativa se volta para os bens materiais, por isso precisamos ligar o sinal de alerta!
Mas tudo ficará bem se cada coisa estiver no seu devido lugar e Deus estiver em primeiro, claro!
A maior parte das pessoas nem considera o 13° salário um dinheirão, por isso vamos ver 5 dicas pra transformar esse dinheirinho em solução.
Ouça o conteúdo
Dica 1
Partilhar! Devolver o dízimo, fazer a comunhão de bens, dar a Deus o que Ele nos deu primeiro, essa é a melhor forma de começar esse novo ano litúrgico.
Já falamos do Advento, esse é o tempo de iniciar um novo ano na Igreja e para ordenar nossa relação com os bens materiais, aspecto tão importante da nossa vida, declarar o Senhorio de Jesus é o melhor remédio.
Antes de tudo, estamos nas mãos de Deus. E depender da Sua Divina Providência, é a nossa maior alegria.
Dica 2
Organize suas finanças e levante todas as suas dívidas, a prioridade deve ser quitá-las.
Se existe uma coisa que diminui o nosso dinheirinho, é o pagamento de juros. E o cartão de crédito é o grande vilão, não deixe uma fatura em aberto.
Dica 3
Aproveitando o final do ano, vamos fazer aquele propósito de não começar o próximo ano como terminamos esse. Veja todas as contas que vão “aparecer” em janeiro e se programe para pagá-las.
IPTU, IPVA, matrícula da escola ou faculdade, material escolar, são alguns exemplos dos gastos do início do ano. Não precisamos tratar como imprevisto aquilo que já sabemos a data e o valor que teremos que desembolsar.
Dica 4
Passada a grande tribulação das dívidas, vamos investir!
Pra quem sempre tem a desculpa que não sobra dinheiro, vamos pegar esse extra pra começar aquela poupança que sempre adiamos.
Ter uma reserva de emergência é essencial para não cair em dívidas na hora dos imprevistos. Recorrer aos bancos: cartão de crédito, cheque especial e empréstimo, são as opções mais onerosas para o nosso bolso.
Ter um dinheiro guardado além de um conforto nesses momentos de percalços, são uma verdadeira economia na ponta do lápis.
Dica 5
Se você pensou que não compraria nada… chegou a hora! Depois de fazer a partilha, quitar as dívidas, programar um início de 2019 tranquilo, investir, podemos comprar!
Calma, nada pra você ainda. Vamos primeiro presentear as pessoas que mais amamos e fizeram o nosso ano especial. E depois, se sobrar, você se presenteia! Pois como diz os Escritos Shalom: “Deus em primeiro, o irmão em segundo e eu o feliz terceiro!”
Faça essa experiência feliz, de ficar em último lugar, talvez seja a primeira de muitas.
São dicas simples, mas que podem marcar um tempo novo.
É um caminho árduo, pois exige disciplina financeira e ordem interior.
No entanto, acreditamos que este esforço traz frutos na administração dos bens materiais e espirituais, nos fazendo avançar no caminho de santidade.
Lorena Soares
Contadora – Comunidade de Aliança