Notícias

Exclusivo: Confira os bastidores do Retiro de Semana Santa online

A equipe, reduzida para evitar aglomeração, trabalhou de forma voluntária para oferecer o primeiro Retiro 100% online feito pela Comunidade Católica Shalom.

comshalom

Todos os anos, o Retiro de Semana Santa da Comunidade Católica Shalom reúne milhares de pessoas em quase todos os estados do Brasil. Na cidade de Fortaleza, Casa Mãe da Comunidade, o Retiro ocorre no Ginásio Paulo Sarasate e atrai, aproximadamente, 6 mil pessoas por dia de evento.

Neste ano, devido à Pandemia do novo Coronavírus, o Retiro teve toda a sua programação transferida integralmente para a internet e foi acompanhado por pessoas de todo o Brasil.

Em Fortaleza, para a realização do Retiro, a cada ano, centenas de missionários da Comunidade de Vida, Aliança e membros da Obra Shalom se empenham, de forma voluntária, nas várias equipes de serviço, como lanchonete, caixas, stands e coleta. Neste ano, a Comunidade reduziu ao máximo o número de pessoas trabalhando no Retiro, evitando aglomerações, seguindo as orientações das autoridades sanitárias.

Na Capela Manjedoura da Paz, localizada no primeiro Centro de Evangelização da Comunidade, o Shalom da Paz, cerca de 20 missionários trabalharam para a realização do Retiro Online. Cada membro da reduzida equipe desempenhava mais de uma função.

 

Na equipe técnica, apenas dois operadores de câmera e um diretor de imagem trabalharam em uma Unidade Móvel de TV, fora da Capela. Além disso, outros missionários se revezavam na equipe de Música, nas vozes e no violão.

Outros serviam nas equipes de Liturgia, na organização dos espaços e ritos sagrados, e na Comunicação, no gerenciamento das Redes Sociais.

De casa, missionários e jornalistas também colaboraram na equipe de Comunicação do Retiro com material para o Portal, o comshalom.org.

Presidiram os atos litúrgicos na Capela o Padre Silvio Scopel, assistente local da Comunidade na Arquidiocese de Fortaleza, o Padre Franco Galdino, coordenador apostólico na Capital Cearense, e o Padre Douglimar Estevam, vigário da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, também na cidade de Fortaleza. Todos os sacerdotes são missionários da Comunidade de Vida Shalom.

A equipe da TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo em Fortaleza, visitou os bastidores do Retiro de Semana Santa.

_______________________

Confira, clicando AQUI, o trecho do programa Se Liga Verdes Mares, que mostra detalhes da organização do Retiro 100% Online, inédito na história da Comunidade Católica Shalom.

Aldemir Neto | Missionário da Comunidade Católica Shalom


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *