Formação

[Exercício de Lectio ] Oração cristã

TEMA: MT 6, 7-15

     
        A Lectio Divina é um exercício da escuta pessoal da palavra de Deus. Funciona como uma escada de quatro degraus espirituais: leitura, meditação, oração, contemplação. Assim os degraus são para nos abrir a ação do Espírito Santo. 

“A Quaresma seja para cada cristão uma experiência renovada do amor de Deus que nos foi dado em Cristo, amor que todos os dias devemos, por nossa vez, "dar novamente" ao próximo, sobretudo a quem mais sofre e é necessitado. Só assim poderemos participar plenamente da alegria da Páscoa” (BENTO XVI).

OREMOS ENTÃO:

“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado; e renovareis a face da terra.

Oremos: ó Deus, que instruístes os corações

dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo,

fazei que apreciemos retamente

todas as coisas segundo o mesmo espírito

e gozemos sempre da sua consolação.

Por Cristo Senhor nosso.

  Amém”. 

1º  DEGRAU – LEITURA (LECTIO) 
 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras.
8Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. 9Vós deveis rezar assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. 11O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. 12Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, 13e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.
14De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. 15Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes”.

A força da nossa oração, como bem ensina Jesus, não vem da forças e excesso de nossas palavras, mas vem da confiança na graça de Deus. Por isso, devemos buscar a Deus com o coração cheio de confiança que é o próprio Deus que emana em nós a sua graça. Também, é importante o perdão como força de amor em nós, perdoando os irmãos para perdoarem uns aos outros.
Releia o texto mais algumas vezes e veja o que mais você percebe como mensagem dele.

 

2º  DEGRAU: MEDITAÇÃO – O QUE O TEXTO ME DIZ?

Como está a qualidade da minha oração? É importante refletirmos acerca tanto da nossa oração, se repetimos por muitas vezes palavras e esquecemos de confiar na presença de Deus e do seu conhecimento sobre as nossas vidas. Também é importante percebermos se há rancor e mágoa nas nossas vidas, que impedem de mergulhar na misericórdia de Deus.
Diante do que você como mensagem do texto confronte sua vida com o que ele diz!

3º DEGRAU: ORAÇÃO – O QUE DIGO A DEUS? 

Meu Deus, faz com que a minha oração amadureça por meio da tua graça e do meu silêncio interior. Guarda-me na tua presença, fortifica o meu querer e desejo de fazer a Vontade de Deus que emana do coração humilde e misericordioso.   
Prossiga com suas palavras esta oração.

4º DEGRAU: CONTEMPLAÇÃO

Senhor, meu coração rejubila diante da Tua presença porque convidas a amadurecer na vida de oração. Creio que não são as minhas palavras repetidas que dão força a oração mas a tua graça e minha confiança e silêncio em ti. Dá-me Senhor a alegria de contemplar a tua presença na minha oração.
Diante do que Deus lhe mostra e lhe pede hoje se entregue a ser guiado por Deus neste restante de oração.

O meu rhema de hoje será: “Pois vosso Pai sabes o que precisas, muito antes que Vós o peçais”.

 .

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *