Mundo

Facebook e a proximidade

comshalom

facebook_logoDario E. Viganò analisa o fenómeno Facebook. Nascido a 4 de Fevereiro de há dez anos como uma forma para remediar ao anuário, Facebook apresenta-se como um instrumento para criar rede a nível pessoal, de amizade, cuja peculiaridade consiste, sempre no início, em transpor online lógicas da relação interpessoal baseadas nalgumas regras básicas.

Deste modo, no começo do desenvolvimento de Facebook, o perfil de cada utente tinha um quadro de avisos (board), metáfora do tipo de espaço público que nas universidades é utilizado geralmente para trocar mensagens, estar em contacto, actualizar, compartilhar pequenos anúncios, numa palavra: para alimentar no quotidiano as relações interpessoais. As mesmas práticas de uso de Facebook movem-se nesta direcção específica: «publica» «responde» (alimentar um diálogo de forma privada ou pública), «gosto», «compartilhe».

 

Fonte: L´Osservatore Romano

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *