O “ser família” é uma marca na Comunidade Católica Shalom, e muito evidenciado quando se remete à experiência no Coração da Obra, a Diaconia, lugar escolhido para o Encontro Geral da Obra deste ano. Quem foi ao encontro partilhou essa vivência como uma verdadeira gratidão e alegria neste tempo novo.
A Formadora Comunitária da Escola de Evangelização do Conjunto Ceará, Michelle Tavares, descreveu este momento como como uma verdadeira festa da graça no Carisma Shalom.
“O Carisma traz uma profecia e por isso alcança essas pessoas, assim, eu trago dentro de mim o sentimento de gratidão”.
Esse mesmo sentimento foi partilhado por Francisco Carneiro, que serve na obra há quatro anos como intercessor, e fala que a felicidade maior é ver de onde Deus o resgatou e como é sua vida hoje.
Quem esteve pela primeira vez na Diaconia, sentiu a ação de Deus viva no meio do povo e a presença dele em todos os cantos ali. “É realmente ver a misericórdia de Deus agir, a ação de Deus que é viva e eficaz no meio de nós, que gera um sentimento de gratidão”, contou a discípula da Comunidade de Vida, Géssica Souza.
E mesmo para quem veio outras vezes à experiência de voltar é sempre nova, como nos contou o estudante de geografia Matheus da Guia, que faz parte da obra. “Sempre que venho à Diaconia sinto uma renovação do amor a Deus e uma alegria de ser Igreja e de ser Shalom”.
Vivência da unidade
O amor pela Comunidade é descrito pelos jovens de uma maneira salvífica, uma renovação que eles encontraram longe das coisas que o mundo oferece, com uma alegria que vem toda de Deus. Para o postulante da Comunidade Vida, João Matheus de Oliveira, essa pertença do ser família está na vivência da unidade.
“Na Comunidade, a gente aprende que uma das maiores alegrias de poder viver, é a vivência da unidade. O nosso fundador pensa e fala para nós que tem coisas que Deus só faz e fala quando estamos juntos, então pra mim é uma grande alegria poder participa dessa experiência e viver como família, como unidade, como Comunidade, como Shalom”.
Os valores da unidade são ensinados já na infância para os pequenos. E para a consagrada na Comunidade de Aliança Patrícia Maria, é uma felicidade ver as três filhas tão pequenas, mas já vivendo esse amor. “Cada dia eu vejo o crescimento delas, nos valores, na importância da família, de cristo, ver elas cantando músicas da comunidade e saber que elas já sabem a quem recorrer”.
De todos os lugares
As pessoas vieram de todos os lugares para viver essa unidade no coração da obra, assim como o Josué Cruz, coordenador da obra de irradiação de Antônio Diogo e postulante da Comunidade de Aliança, que veio em caravana.
“Pra gente é uma grande graça, muitos dos irmãos vieram pela primeira vez e o nosso coração se enche de muita alegria pelo Carisma que nos alcançou e vem alcançando tantos através do nosso sim, da nossa oferta”.
Uma graça, uma alegria, o ser família, seja qual for o sentimento, tudo isso é um presente de Deus a toda Comunidade Shalom. Lugar que acolhe a tantos homens, mulheres, jovens, crianças, adultos, pobres e famílias, lugar que nos acolhe como filhos e filhas da Igreja, e o sentimento é o mesmo em todos os corações, uma eterna gratidão.