Formação

Conheça Lídia, primeira mulher a abrir as portas para a evangelização na Europa

Lídia, comerciante de púrpura, foi também uma das primeiras santas aclamadas pelos cristãos.

comshalom

O Apóstolo Paulo, impelido pelo Espírito Santo foi enviado com seus companheiros para anunciar o Evangelho na Macedônia. Obedecendo ao chamado divino, rapidamente se dirigiu  à cidade de Filipos. “Num sábado, saímos pela porta da cidade em direção à margem de um rio, onde pensávamos que se fizesse oração. Sentamos e passamos a conversar com algumas mulheres”, lê-se nos Atos Apóstolos 16, 13.

Entre os que receberam o anúncio naquela manhã estava Lídia, uma comerciante de púrpura  que segundo o Livro dos Atos, teve seu coração aberto pelo próprio Senhor para ouvir o discurso de Paulo. Lídia foi batizada naquele mesmo dia com toda a sua casa, tornando-se uma evangelizadora.

A mulher insistiu para que o Apóstolo e seus companheiros ficassem hospedados em sua casa, o que mudou os planos dos evangelizadores. Naquela cidade Paulo sofreu várias perseguições, inclusive foi preso e solto milagrosamente na madrugada após um terremoto que lhe abriu as portas da cela.

Foi para a casa de Lídia que o Apóstolo e o carcereiro da prisão – que também se converteu –  voltou. Ali os fiéis se encontravam em oração como narra os Atos dos Apóstolos. A residência de Lídia se tornou, portanto, a primeira Igreja da Europa. Tempos depois, Paulo destinou uma de suas cartas aos Filipenses que certamente tinham em Lídia, referência para vivência da fé.

Lídia foi uma das primeiras a ser aclamada como santa na história do cristianismo, filha espiritual de Paulo, Lucas, Silas e Timóteo. Seu nome aparece inscrito nas Catacumbas. Por sua profissão de comerciante de púrpura, foi dada como padroeira dos tintureiros e comerciantes.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *