Shalom

Diácono Francisco Tiago: o caminho sacerdotal é como velejar em alto mar

Confira o testemunho do missionário que será ordenado presbítero na próxima sexta-feira, 22 de dezembro.

comshalom

Me chamo Francisco Tiago Barroso Soares, sou natural de Fortaleza (CE), tenho 34 anos, atualmente moro na Missão de Roma e sirvo na Assistência Internacional. Tive a graça de nascer em uma família católica, que sempre me educou na fé e me acompanhou na vida da Igreja. Desde criança me senti muito amado por Deus por meio dos meus pais, irmãs e familiares. Cresci como uma pessoa normal, ia à escola, jogava e me divertia com meus amigos. Tinha sonhos e metas de vida normais, que era me formar e ter uma família. 

Um convite diferente

No período em que cursava a faculdade de Administração, aos meus 18 anos, fui convidado para um retiro de fim de semana da Comunidade Shalom. No início pensei que não precisava, pois já “era coisa de Igreja” e gastar um fim de semana em um retiro não era uma prioridade na minha vida.  Mas atendendo a insistência da minha irmã, decidi ir.

Naqueles dias tudo o que era linear e normal em minha vida ganhou um sentido todo novo, pois Deus tinha uma vontade, um chamado para mim. Ainda não entendia bem o que Deus tinha feito em mim naqueles dias de retiro, o que me fez voltar a normalidade. Mas, com o passar do tempo, aquele fogo se inflama em meu coração e dizia que Deus tem algo mais para mim. Como Santo Inácio de Antioquia dizia: “mas uma água viva sussurra dentro de mim e diz: Vem para o Pai”. 

Caminho Vocacional

Nesse movimento de descoberta da vontade de Deus comecei o ano vocacional em 2009. Neste tempo, fui começando contemplar as manifestações e intervenções divinas na minha vida, que já não era mais normal. A vida de oração e o serviço na Obra Shalom foram abrindo meus olhos e coração para compreender e acolher o chamado vocacional. Ao final daquele mesmo ano, sentia uma alegria e gratidão de ser eleito por Deus, que “Em seu infinito amor” quis me escolher, fraco e pecador, para ser todo d’Ele.

Fiz meu percurso vocacional no ano de 2009 e entrei na comunidade em 2010, partindo em missão para Florianópolis (SC). No meu ano de formação comecei a sentir o chamado ao Sacerdócio, no desejo de “levar almas para o céu”. Após um novo caminho de discernimento, entrei no seminário em novembro de 2012.

Estudei a filosofia na Faculdade Católica de Fortaleza até 2015, logo depois fui de estágio pastoral em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, onde vivi uma forte experiência com a dimensão pastoral e com a paternidade espiritual. Após o estágio fui enviado a Roma para estudar a teologia e servir também a Comunidade, lugar onde atualmente vivo em missão.

No ordinário da vida comunitária, da missão e nos momentos de oração, o extraordinário foi acontecendo. Estava no final do meu período na casa de formação quando o testemunho de um sacerdote da Comunidade me chamou a atenção e comecei a rezar, sendo também acompanhado por irmãos mais experientes.

Nesse período de discernimento e de leitura da minha história de vida, me lembrei que aos 12 anos Deus já tinha me chamado ao sacerdócio e eu tinha deixado de lado esse chamado, pois fugia dos meus planos. Com muita alegria e perplexidade pude me descobrir chamado ao sacerdócio e poder “levar almas para o Céu” por meio dos sacramentos. 

Cumprimento da promessa

Existe uma passagem que me norteia desde o início do caminho e que me ajuda até hoje. Foi a primeira vez que parei para rezar em vista de aprofundar o chamado sacerdotal. Deus me deu a passagem de Hb 5,1-10 em que fala que o sacerdote é escolhido entre os homens e representa-os diante de Deus. 

Me enchi de esperança e prontidão para seguir o caminho no seminário, certo que Deus realmente escolhe os que Ele quer e estes escolhidos servem a Deus em seu povo santo.  Vivo este caminho como um escolhido pela misericórdia de Deus para servir aos meus irmãos e a humanidade no caminho da santidade, sendo essa a minha via para o Céu.

Um fator muito importante no meu caminho no seminário é a vida missionária, que sempre foi sinal de Deus e meio visível para ir compreendendo um pouco mais esse mistério. Por meio das exigências missionárias fui aprendendo que, desde a minha vida de oração a minha vida apostólica, nunca estou só. 

Nas minhas orações, está também a vida dos meus irmãos, dos jovens e daqueles que Deus colocou no meu caminho. Assim como na vida pastoral estão todos, não me oferto sozinho. A vida celibatária é cheia de fecundidade e de grande suporte de Deus e dos irmãos.

O melhor barco a velejar

Quando era adolescente aprendi a velejar e é algo que me encanta até hoje, pois o velejador precisa conhecer o barco e o mar para poder seguir, sabendo que somente o vento o faz ir adiante. Hoje posso dizer que vou conhecendo mais desse barco e quero conhecer mais desse imenso mar da vontade de Deus, sabendo que é o sopro, o sustento do Espírito Santo que me fará ir adiante.

Caminho agora para a ordenação diaconal, com meu coração cheio de alegria e consciente que sem mim, nada podeis fazer, como está citado em Jo 15,5. Conto com a graça e a misericórdia de Deus para dar este passo e poder servi-lo por meio da Palavra e da Caridade. 

Louvo muito a Deus por ter me chamado a ser Shalom e sei que o meu chamado sacerdotal passa de forma fundamental pelo Carisma Shalom. Foi dentro da Comunidade que Deus, na sua paciência, me conduziu novamente para responder ao seu apelo ao sacerdócio.  

Continuo sendo um irmão entre os irmãos da Comunidade Shalom, que Deus chamou para viver e servir como Sacerdote ( hoje ainda Diácono). Peço a Deus que cresce sempre mais em mim o ardor evangelizador e o amor aos jovens, em vista de anunciar o evangelho “onde a Igreja e a humanidade precisarem de mim.” Como Maria posso dizer “Eis-me aqui…que se cumpra a tua vontade em mim” Lc1,38

Shalom!

Diácono Tiago Soares
Comunidade de Vida

Conheça também:

Francisco Wyradan: ex-policial rumo à ordenação diaconal

Evandro Meneses: um caminho sacerdotal despertado ainda na infância

Serviço

Ordenação Presbiteral da Arquidiocese de Fortaleza 2023

Data: 22 de dezembro 2023
Hora: 19h
Saiba mais sobre os seminaristas da Comunidade Shalom @seminaristashalom

Transmissão ao vivo: 
Canal da Arquidiocese de Fortaleza 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.