A Fundação AIS convoca os seus benfeitores e amigos para uma “Jornada de Oração pela Paz no Iraque”, inserida na habitual Peregrinação Nacional a Fátima, no próximo domingo, dia 14 de Setembro, data em que se assinala também a consagração da Instituição a Nossa Senhora, ocorrida em 1967, pelo fundador da Obra, o Padre Werenfried van Straaten.
Esta “Jornada de Oração pela Paz” é também uma resposta ao apelo de D. Louis Sako, Patriarca dos Católicos Caldeus e presidente da Conferência Episcopal do Iraque, que nos recorda incessantemente “o genocídio e a barbárie” que estão a acontecer no seu país e que têm vitimado milhares de Cristãos e membros de outras minorias étnicas às mãos dos jihadistas do Estado Islâmico.
“Por favor, não se esqueçam de nós. Rezem por nós!”, pede-nos D. Sako. É isso que a Fundação AIS irá fazer neste domingo em Fátima, com a oração do Rosário na Capelinha das Aparições e posteriormente na celebração da Eucaristia, pedindo a Nossa Senhora a graça da paz para este país do Médio Oriente.
Com esta iniciativa arranca também a campanha “1 milhão de terços pelo Iraque”, com que se pretende convocar os Cristãos portugueses.
A questão da perseguição aos Cristãos no Iraque e noutros países do Médio Oriente tem vindo a mobilizar cada vez mais sectores da sociedade portuguesa, sensibilizados pelos apelos e campanhas que a Fundação AIS e outras instituições têm vindo a realizar.
D. Manuel Linda, Bispo das Forças Armadas, que este ano preside à peregrinação aniversária das Aparições, nos dias 12 e 13 de Setembro, também já aludiu precisamente a esta questão ao referir-se à ameaça à paz e à independência dos povos por parte dos jihadistas. “Repare-se no que se passa com o fundamentalismo islâmico que pretende a constituição do califado que englobaria já não só a Península Ibérica, mas também a Europa onde o Islão está muito presente.”
A questão dos iraquianos perseguidos por causa da sua fé também vai ser o ponto central de outra peregrinação, desta vez na Arquidiocese de Braga, no Santuário de S. Bento da Porta Aberta, que desde 2011 se tem associado às iniciativas da Fundação AIS.
Na peregrinação que se vai realizar no dia 13 de Setembro, a Fundação AIS vai estar representada na oração do Rosário, às 15h30 e na Eucaristia, meia hora mais tarde, e que será presidida pelo Vigário Geral da Arquidiocese de Braga, Cónego José Paulo Leite de Abreu. Durante a Eucaristia será lida uma mensagem do Patriarca dos Católicos Caldeus do Iraque, D. Louis Sako, em que agradece e pede as orações dos Cristãos portugueses pelo seu martirizado povo.
Fonte: ais.org