Faleceu nesta sexta-feira, 20 de junho, Maria Voce, ex-presidente do Movimento dos Focolares e primeira sucessora de Chiara Lubich. A informação foi confirmada pela atual presidente do Movimento, Margaret Karram, em nota divulgada no site oficial.
Ao comshalom, Moysés Azevedo e Emmir Nogueira, fundador e cofundadora da Comunidade Católica Shalom, manifestaram gratidão pela convivência com Maria Voce.
“Tenho um grande carinho, uma amizade e admiração pela Emmaus, porque nós tivemos a oportunidade de trabalhar muito juntos, seja quando ela também era membro do Pontifício Conselho para os Legos, seja quando nós trabalhamos juntos naquele caminho comum dos movimentos, seja também quando ela veio aqui no Brasil e esteve conosco no CEU – Condomínio Espiritual Uirapuru. Existia uma amizade, comunhão e uma missão comum muito bonita. Então, nós bendizemos a Deus pelo grande dom da vida, da missão da Emmaus, que enriqueceu não só o Movimento Focolares, mas a Igreja e também a nós”, Moysés Azevedo.
“A Maria Voce impressionava pela doçura dela, ela era sempre muito suave, muito doce, muito tranquila, muito sorridente, uma mulher de Deus, acolhedora, atenciosa. É difícil as pessoas guardarem meu nome, mas ela guardou logo de primeira, me chamava pelo nome e sempre era aquela doçura de sorriso e de testemunho. Sempre presente junto do Shalom, sempre muito amiga! Eu louvo a Deus pela vida dela e peço ao Senhor que a tenha consigo“, Emmir Nogueira.
Leia também | Moysés Azevedo ao Papa Leão XIV “Santo Padre, pode contar conosco incondicionalmente”
Maria Voce, mais conhecida como Emmaus
Maria Voce foi eleita presidente do Movimento dos Focolares em 2008 e reeleita em 2014, tornando-se a primeira a suceder oficialmente Chiara Lubich.
Em depoimento, ela recordou a origem de seu nome dentro do Movimento:
“Foi Chiara mesma que me deu este nome, em 1964. Ela tinha ido falar a um grupo de jovens focolarinas sobre a presença de Jesus entre nós, que realiza a frase de Mateus 18,20, ‘Onde dois ou três estão reunidos em meu nome eu estou no meio deles’, se nos empenhamos em viver o mandamento novo. No meu entusiasmo juvenil, escrevi a Chiara que queria dar a minha vida para realizar aquela frase. Ela então me deu este nome, Emmaus, porque os dois discípulos tinham vivido e experimentado a presença de Jesus entre eles”.
A atual presidente do Movimento, Margaret Karram, também comentou o significado desse nome para Maria Voce:
“O nome “Emmaus”, recebido de Chiara, que recorda a experiência do Ressuscitado que caminha conosco, marcou toda a sua vida. De fato, ela afirmava: “Como construir uma Obra de Deus? Com Jesus no meio!”
Com informações do Movimento dos Focolares no Brasil.