Igreja

G20: Santa Sé pede ações concretas para o combate à pobreza

O Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, é o representante do Papa Francisco no encontro realizado no Rio de Janeiro

comshalom
Foto: Vatican News

Sob liderança do Brasil, que ocupa a presidência rotativa desde 2023, começou a reunião da cúpula do G20 nesta segunda, 18. A Santa Sé também se faz presente através do Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, que veio defender, em nome do Papa Francisco, um diálogo profundo sobre o futuro do planeta, ressaltando a urgência de combater a “cultura do descarte”.

>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp

O G20 reúne representantes das maiores economias do mundo, incluindo Estados Unidos, França, Rússia, Alemanha, entre outros. A presença da Santa Sé reforça o desejo do Papa Francisco de que a Igreja exerça papel ativo em questões diplomáticas de relevância global. O Papa enviou uma mensagem aos líderes reunidos, pedindo ações concretas para combater a fome e a pobreza no mundo.

“A Aliança poderia começar implementando a proposta da Santa Sé de redirecionar fundos atualmente alocados para armas e outros gastos militares para um fundo global destinado a combater a fome e promover o desenvolvimento. Isso evitaria que muitos recorressem a soluções violentas ou ilusórias para sobreviver”, escreveu o Pontífice.

No final da mensagem, o Papa reafirma o compromisso da Igreja de promover ações em favor dos pobres. 

“A Santa Sé continuará promovendo a dignidade humana e fazendo sua contribuição específica para o bem comum, oferecendo a experiência e o engajamento das instituições católicas ao redor do mundo, para que em nosso mundo nenhum ser humano, como pessoa amada por Deus, seja privado de seu pão diário.”

Combate a pobreza

Na Encíclica Laudato Si, Francisco defende que as nações adotem um modelo de desenvolvimento sustentável, que priorize a justiça social e preservação ambiental. O tema ecoa no slogan da cúpula “construindo um mundo justo e um planeta sustentável”, que vai promover debates sobre a redução da fome, da pobreza e da desigualdade em nível mundial, bem como o desenvolvimento socioambiental com uma transição ecológica justa e inclusiva.

Em junho, o Papa participou pela primeira vez de uma reunião de cúpula. O G7 foi realizado na região da Apúlia, no sul da Itália, e Francisco discursou sobre a Inteligência Artificial. À margem do evento, realizou alguns encontros bilaterais, entre eles, com o presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva.

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.