Notícias

Gotas de Amor: Shalom realiza dois eventos no Dia Mundial dos Pobres em Belém

comshalom

Na véspera do Dia Mundial dos Pobres, celebrado no dia 17 de novembro, a Comunidade Católica Shalom realizou o “Gotas de Amor” que ocorreu na Casa Vila Maria de Nazaré – Missão Belém, em Benevides.

O evento, que está na sua segunda edição em Belém, é inspirado por uma motivação do Papa Francisco pelo Dia Mundial dos Pobres, que neste ano, envolveu 85 voluntários, entre pessoas da Comunidade Shalom e não vinculadas à obra.

Com uma programação extensa, o Gotas de Amor contou com Santa Missa, partilha de lanche, curso de espiritualidade, além de atendimento de médicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas, advogados e ainda cortes de cabelo e atividade de lazer.

Levar Jesus àqueles que o desconhecem

“A Comunidade, por meio da Promoção Humana, incentiva todas as casas e missões que tenham esse ministério a realizar algum evento em prol do pobre, que neste ano, foi feito na Missão Belém e em várias missões do Brasil”, explica Liliane Gaia, coordenadora da Promoção Humana do Centro de São Brás.

Liliane acredita que o evento gerou frutos positivos. “Nossa missão como Comunidade Shalom é levar Jesus àqueles que o desconhecem e foi isso que fizemos, além de devolver a dignidade deles, com consultas médicas, enfermagem, curativos, assessoria jurídica, levamos Jesus, através da Missa e oração e aconselhamento”, explica.

Rayssa Araújo, 26, conta que atua na área da saúde e participa da Paróquia de Santa Rita de Cássia localizada na Cidade Nova, no bairro do Coqueiro, em Ananindeua. Soube da ação através de uma amiga e percebeu que podia ajudar.

“É com muita alegria que eu participo desta ação missionária da Comunidade Shalom. Queria dizer ainda que ajudar ao próximo também é se doar àquele que mais necessita, é enxergar o Cristo na face do outro”, disse Rayssa.

Em vista da autoestima

O padre Divá Anisio de Sousa, 40, que dirige a Casa Vila Maria de Nazaré – Missão Belém, conta que esta ação é importante, sobretudo, porque produz autoestima na vida de 270 pessoas que são atendidas pelo espaço.

“Para nós, o evento é importante em vários aspectos, primeiro porque como nossos irmãos vêm da rua, alguns deles não recebem visitas, então, quando elas ocorrem, eles se sentem felizes. Em segundo lugar, porque aumenta a autoestima deles em ver outras pessoas, além de promover uma comunhão com os outros. É uma gota de amor que dá uma levantada no espírito”, afirmou Padre Divá.

A Vila Maria de Nazaré – Missão Belém, continua o sacerdote, é uma casa de acolhida para moradores de rua, onde eles fazem uma vivência com os carismas da igreja e diz:

“O convite que a gente faz aqui não é para a recuperação em drogas, mas um convite à restauração, que prevê uma mudança de vida total para que se tornem cristãos e, a partir daí, sejam restaurados da droga e, assim, retomar a vida futuramente. Aqui eles têm aula de catequese, formação humana e tudo o que for necessário para poder despertar para esse retorno em sociedade”, explica ele.

Há um ano, Felipe Viana, 25, entrou na casa e ele conta que passou por uma grande mudança em sua vida, a partir de sua experiência com os idosos.

“Pessoalmente, estar entre os idosos me ajudou a ser mais calmo. Eu era uma pessoa explosiva e agressiva. Havia vários relatos de temperamento forte do quanto isso me atrapalhava na minha relação com as pessoas e depois que fiz o curso São Lucas – que é para aprender a cuidar dos idosos, alimentá-los e até conversar com eles – eu fui aprendendo que eles são pessoas muito dóceis e humildes. E eles me ensinaram a ter mansidão no meu dia a dia. Sou eternamente grato por tudo o que eles me ensinaram”, conta o jovem que hoje é quem faz a direção e orientação de como se deve cuidar dos idosos de uma das 14 casas que existem no espaço.

Gotas de Amor na Cidade Nova em Ananindeua

Em março deste ano, novos trabalhos serviços iniciaram no 2º Centro de evangelização da missão Belém: Comunicação, Artes e Promoção Humana. Logo, este é o primeiro ano que acontece uma ação pelo dia Mundial dos pobres no Shalom Cidade Nova. De acordo com o professor, Afonso Khoury, 56, o objetivo desta ação é “não somente propiciar um dia de alegria aos pobres e necessitados, mas também, conforme eles nos permitirem, poder retira-los das ruas e ajudar a reintegrá-los na sociedade”, finaliza Khoury, que é coordenador do Ministério da Promoção Humana no centro de Ananindeua.

A cabelereira, Aida Corrêa, ficou muito emocionada em poder fazer parte desta ação: “É a primeira vez que eu estou participando, e eu estou feliz de poder ajudar os meus irmãos em cristo. Fico até emocionada de ver que eles estão sorrindo, estão felizes com pouca coisa, e as vezes nos temos tudo e a gente não tá contente com aquilo que a gente tem.” disse.

O diferencial desta ação para tantas outras que ocorrem nesse período Natalino está na alegria e acolhimento que a comunidade Shalom trata os mais necessitados.

“As pessoas são muito receptivas e alegres. Não faz distinção das pessoas. Porque tem pessoas que fazem isso, só que quando as pessoas chegam ficam um pouco com a cara de condenação, não conversa, não ficam de braços abertos mesmo pra receber as pessoas independente de como a pessoa esteja. Então aqui eu achei bem diferente porque as pessoas são bem receptivas, todo mundo querendo conversar, querendo saber, querendo ajudar de alguma forma”, contou, Ywgner Ferreira, Vendedor, que se mudou para Belém há dois meses e por não conseguir emprego fixo, sem parentes, se viu obrigado a morar nas ruas.

Por Alinny Oliveira e Wal Sarges


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *