Na vida da Comunidade Shalom, estar juntos não é um acessório, mas uma experiência espiritual profunda. Há graças que Deus só concede quando a comunidade se reúne, especialmente na Santa Missa, lugar onde o Ressuscitado se faz presente e atualiza Sua obra em nós.
O Evangelho nos revela que Jesus ressuscitado entra no meio dos discípulos reunidos e lhes diz: “Shalom. A paz esteja convosco” (cf. Jo 20,19). Essa experiência não pertence apenas ao passado. Ela se renova cada vez que a Comunidade se reúne para celebrar a Eucaristia. Na Missa comunitária, Cristo entra no meio de nós, atravessa portas fechadas e devolve a paz que reorganiza a vida, cura o coração e reafirma a vocação de cada membro.
A Eucaristia, fonte da comunhão e da missão
O carisma Shalom nasceu na Eucaristia e se sustenta nela. Como sempre recorda Moyses Azevedo: “a Eucaristia é fonte e sustento de toda a nossa vida missionária”. Sem ela, o carisma corre o risco de se tornar um peso; com ela, tudo se transforma em oferta, escuta e envio.
Estar juntos na Missa nos educa para uma comunhão verdadeira com os nossos irmãos. Diante do altar, o Senhor nos ensina a permanecer, a caminhar no mesmo passo e a sustentar uns aos outros com mansidão. É ali, no simples estar juntos, que a unidade deixa de ser esforço e se torna graça. Muitas vezes, o que não conseguimos alcançar sozinhos, o Ressuscitado realiza em nós quando Se faz presente no meio da comunidade reunida.

O domingo, dia da Ressurreição, é o dia de ressuscitar com Cristo em comunidade. Da Missa nasce a missão. Da paz recebida juntos brota o envio.
Louvado seja Deus, que se faz Pão, nos reúne e nos pacifica. Da Eucaristia nasce em nós um coração reconciliado, capaz de amar e servir. E é esse coração pacificado que nos impele a sair, semana após semana, para construir a cidade da paz, levando o Shalom do Pai às ruas e realidades do Rio de Janeiro.
Emanuell Barroso – Missionário Comunidade de Vida Shalom