Shalom

Herói católico brasileiro é criado para histórias em quadrinhos

A ideia do personagem foi feita por integrantes do Shalom Geeks

comshalom
Ilustração: João Marcos

Para que o mundo esteja sempre em segurança, é preciso dos heróis, que com garra, poderes e coragem mantém tudo em ordem. Em um tempo onde vivemos uma escassez de heróis de verdade, pessoas como Mattia Villardita, o Homem Aranha de Roma, nos recordam como nos tornamos heróis: com o coração.

E se no meio de uma inspiração de Deus, surgisse um herói católico e brasileiro? Foi o que aconteceu com o missionário da Comunidade Católica Shalom João Marcos da Silva, 22 anos, postulante da Comunidade de Aliança de Fortaleza.

Através da vivência pessoal da fé católica e influenciado pelo universo dos quadrinhos, ele deu início a produção das primeiras histórias, com o apoio da família, os amigos e do grande popularidade que o herói adquiriu na Internet através de um concurso.

Ao perceber a carência de heróis católicos com verdadeiras atitudes cristãs, João começou a pesquisar várias referências bíblicas, acrescentadas as experiências pessoais vividas para criar o personagem Kairós, um jovem membro de grupo de oração que mantem sua fé, ajuda os mais necessitados mas tem uma vida secreta como herói, vivida no plano espiritual.

“Vi a grande chance de evangelizar através desse meio, é algo não só para estimular o jovem de sair do meio virtual, como trabalhar a imaginação nas futuras aventuras e também para ensinar sobre Deus dentro desse mundo de heróis que cresce a cada momento”, comenta o jovem.

Conheça Kairós, o herói católico

Téo Angelo é um jovem temente a Deus, sempre busca ajudar a todos ao redor independente de conhecer ou não, reza por toda humanidade, faz parte de um grupo de oração, busca sempre se aprofundar nas experiências com Deus. É um jovem aberto aos dons, servo e amigo fiel, possui uma rotina tradicional, de trabalho, ministério, estudo e família. Busca em tudo, ser abandonado nas mãos de Deus e fazer sempre Sua vontade. 

Com o tempo de caminhada, notou que há uma batalha espiritual real entre a humanidade com o auxílio de Deus contra o demônio e as potestades.

Téo, com o tempo, desenvolveu uma intimidade profunda com Deus em sua dimensão trina e recebe diversos dons divinos para auxiliar nessa batalha espiritual. Mas ao contrário dos muitos heróis, ele não se transforma no mundo real do dia a dia ordinário, mas sim, nos momentos de oração, quando diz “quis ut Deus”, em latim que significa “quem como Deus”, porém de forma mais eficaz em um local reservado e propício para a oração, torna a conexão com o mundo espiritual/vazio mais forte onde o ser é materializado no Kairós!

De Téo para Kairós

A parte heroica só surge quando está em oração e vai de encontro ao oponente no mundo espiritual/vazio. E assim se vê os poderes através do Espírito Santo. Téo, no mundo espiritual/vazio adquire de forma plena a força de Sansão, Sabedoria de Salomão, garra de ir para a batalha de Davi e dons do Espírito Santo. Com passar do tempo, recebe armas sagradas: cajado de Moisés, espada e lança do Arcanjo São Miguel.

Com o passar dos desafios, encontros e batalhas vai aprendendo e crescendo aos poucos de forma gradual. Tudo isso é no lado heroico, como mero humano não possui poderes, exceto no lado espiritual humano que é concedido orando e estando em intimidade com Deus por algum momento.

Por ter a necessidade de estar em oração no mundo humano é preciso uma grande concentração e silêncio, caso venha alguém falar, tocar ou tiver tribulações ao redor, fica mais fraco o elo com o herói espiritual, dessa forma os poderes diminuem, podendo causar falhas no corpo.

Só se transforma de Téo para Kairós quando se aproxima do Pai e manter uma vida de oração. Sem intimidade e relação sincera e verdadeira, ele é somente um humano sem poderes.  E esta transformação termina quando está com espiritualmente esgotado, com o corpo físico cansado, como se estivesse feito uma maratona e uma grande quantidade de sono.

Técnicas Secretas

Roar of The Lion of Judah (Rugido do Leão de Judá): Inflando os pulmões completamente de ar, ergue a cabeça, abre a boca e desobstruindo a passagem da voz, libera todo o ar em um forte grito que ecoa por toda parte(dentro da dimensão espiritual não possui distância), emitindo assim diversas ondas de impactos sonoros que ao tocar no espectro ou oponente incapacita os movimentos físicos ou de locomoção do mesmo.

Inner Castle (Castelo Interior): Concentra todas as forças nos punhos e fala em seguida “Na casa do meu Pai há muitas moradas”, desfere em seguida, uma batida com os punhos fechados no solo, transpasso essa força no solo, então naquele âmbito se modifica e começa a rachar e se desprender criando assim uma construção em forma de castelo com o oponente dentro dele.

A única forma de sair deste castelo é reconhecer o seu eu interior e passando pelas sete moradas interiores dentro daquela estrutura: na primeira morada deve adquirir são a liberdade, a humildade, o desprendimento e, acima de tudo, a caridade, que é o fim e a culminação. Na segunda, terceira e quarta morada deve-se adquirir deve aprofundar os frutos da primeira morada onde é entendida como caminho rumo ao Pai, como busca do Pai e participação progressiva na vida divina. As demais moradas são desconhecidas pois é a própria vivência dentro do castelo interior e assim sair dessa técnica.

Tongues of Fire ( línguas de fogo): De mãos recolhidas na cintura, com as palmas abertas para frente, possui um cachecol que são chamas vivas, no momento certo, impulsiona as mãos para frente dessa forma 12 línguas de fogo que saem em direção ao oponente.

Em breve, as histórias de Kairós, o herói católico brasileiro estará ganhando as páginas das HQ’s e poderemos acompanhar suas aventuras, aprender mais com ele sobre a intimidade com Deus, a vida dos santos, lições sobre a maturidade humana e a vida no Espírito. 

 
-Colab. Alex Carvalho 

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *