Shalom

Igreja do Ressuscitado: É tempo de fazer memória dos feitos de Deus

É tempo de fazer memória dos feitos de Deus na construção da Igreja do Ressuscitado que Passou pela Cruz, que será dedicada em novembro.

comshalom
Igreja do Ressuscitado | Fase de aplicação das pedras de limestone e porcelanato

Você costuma fazer memória dos feitos de Deus na sua vida? Esse gesto, por mais simples que pareça, gera em nós um coração grato, que reconhece as maravilhas do Senhor e deseja corresponder de uma só maneira: amando e fazendo o Amor ser amado.

Na Vocação Shalom, esse desejo se manifesta de diversas maneiras por meio da evangelização. Uma delas ganhou forma e pode ser vista por todos que passam pela CE-040, Km 16: a Igreja do Ressuscitado que Passou pela Cruz.

Uma Igreja se constrói com seu povo

A Igreja do Ressuscitado que Passou pela Cruz é a primeira erguida pela Comunidade Católica Shalom. Localizada na Diaconia Geral, coração da Obra Shalom, vem sendo construída há mais de 10 anos.

Durante esse tempo, ela já faz parte da vida de muitos homens, mulheres, famílias, sacerdotes e pessoas de todos os estados de vida. E, muito em breve, será dedicada. Com a dedicação, um novo tempo se inaugura na história desse templo, concretizando o que um dia foi dito por Moysés Azevedo: “Uma casa de portas abertas, para onde muitos virão e de onde muitos partirão, tendo experimentado a misericórdia de Deus capaz de transformar vidas.”

Para celebrar a inauguração desse novo tempo, vamos revisitar histórias, momentos marcantes e memórias que construíram a Igreja do Ressuscitado que Passou pela Cruz.

> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp

A profecia e a bênção da pedra fundamental

O Senhor nos disse em oração: “Prestai toda a atenção no que vai acontecer a partir deste dia (…) dia em que foram lançadas as pedras de fundamento da casa do Senhor. Prestai toda a atenção! … porque a partir deste dia derramarei a minha bênção.” (Ageu 2,18-19). Conduzidos por essa voz, no dia 2 de fevereiro de 2013, a Comunidade Shalom viveu um momento histórico: a bênção da pedra fundamental pelo cardeal polonês Stanislaw Rylko.

Padre Jean Fernandes, que na época era Assessor Litúrgico-Sacramental, lembra-nos que “por meio desse rito, não somente a primeira pedra foi abençoada, mas também todos os filhos de Deus que, pelos donativos e trabalhos, contribuíram para a edificação dessa nova igreja.”

Uma igreja dedicada ao Ressuscitado

Como o próprio nome expressa, a primeira igreja da Comunidade Católica Shalom é uma expressão do carisma fundante: a experiência com o Ressuscitado. Como afirma o trecho da ata da bênção da primeira pedra e do início da construção:

“A Igreja na Diaconia Geral será dedicada a Ele, o Ressuscitado, fonte da verdadeira e plena Paz. Ela será um lugar de especial manifestação do Carisma Shalom, abrigando celebrações sacramentais e solenes para a Comunidade. Ela será um lugar de encontro com o Ressuscitado que Passou pela Cruz para todos que nela vierem.”

O documento, assinado pelo cardeal que presidiu a celebração, e pelos fundadores, Moysés e Emmir, está guardado juntamente com a primeira pedra nos alicerces da igreja, com uma cópia arquivada nos acervos da Comunidade.

Leia também | O que é a dedicação de uma igreja?

Eis que surge obra nova

Após a bênção, foram lançadas as bases, colocada a cobertura, fixadas as estruturas metálicas, pedras e porcelanatos, construídos os arcos das capelas e do presbitério, levantadas as paredes do ícone central e das capelas, assentados os pisos, instalados os vitrais, revestidas as paredes, aplicado o forro acústico, instaladas as portas e a iluminação e adquiridos os bancos.

Tudo isso, em mais de 10 anos. Hoje, a construção continua, com outras etapas em andamento, como explica Padre Adler Trindade, que faz parte da equipe de construção: “As próximas fases incluem a construção da capela de Nossa Senhora, que contará com um ícone de 11 metros, a capela do Santíssimo Sacramento e a capela da Reconciliação. Além disso, o presbitério também precisa ser concluído.”

Saiba mais | Jantar Beneficente da Igreja do Ressuscitado: Nova edição acontece em novembro

O reflexo da glória de Deus

Durante esse período, a Igreja do Ressuscitado que Passou pela Cruz ganhou outro marco: a finalização do ícone do Ressuscitado. A imagem, com 14 metros, transmite a experiência fundamental do Carisma Shalom descrito em João 20, 19, do Cristo Ressuscitado que nos comunica a Paz. Escrito por cinco missionários da Comunidade de Vida, o ícone será um sinal e manifestação da Glória de Deus para todos que adentrarem o templo.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Comunidade Católica Shalom (@comshalom)

Qual é a igreja da sua vida?

Na história de cada um que experimenta o amor de Deus, existe um lugar na memória ocupado por uma igreja ou capela que marcou nossa vida. Um lugar para encontrar consolo e misericórdia, para louvar e adorar. Assim também é a Igreja do Ressuscitado que Passou pela Cruz, que, sem dúvida, será um sinal da misericórdia de Deus na vida de muitos — a igreja da vida de alguém.

Juntos, ainda podemos contribuir para a construção deste templo, erguido para a glória de Deus e a salvação do Seu povo. Além disso, somos chamados a louvar a Deus pelos Seus feitos em mais um momento significativo na história desta igreja: sua dedicação.

> Receba conteúdos em primeira mão pelo canal da “Comunidade Católica Shalom” no WhatsApp

Participe conosco da Dedicação da Igreja do Ressuscitado

Data: 1º de novembro, na Solenidade de Todos os Santos
Horário: 19h
Endereço: Diaconia Geral Shalom, CE-040, Km 16 – Lot. Novo Aquiraz, Aquiraz – CE


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.