Mundo

Igreja paquistanesa prega unidade após ataque

comshalom

AP2685312_Articolo“O único caminho, a única resposta ao terrível massacre de Peshawar é redescobrir a unidade do país; é redescobrir o núcleo de humanidade e de convivência que funda a nação; é enviar uma forte mensagem de unidade contra a violência e o terrorismo, que deve partir não somente do governo, mas do coração de cada cidadão paquistanês”. Foi o que afirmou o Diretor Executivo da Comissão Justiça e Paz do Episcopado paquistanês, Dr. Cecil Shane Chaudhry, ao pronunciar-se sobre o ataque dos talibãs a uma escola militar em Peshawar, ocorrido nesta terça-feira (16/12). O ataque que chocou a nação, provocou a morte de 142 pessoas, dos quais 132 crianças e jovens.

Questionamentos após o ataque

Em conversa com a Agência Fides, Dr. Chaudhry afirma que “o massacre é um golpe no coração da nação e questiona não somente o governo mas cada cidadão. Para onde estamos indo? Que país estamos construindo? A Igreja e muitas organizações da sociedade civil fazem a sua parte promovendo a paz, a tolerância, a harmonia, a ajuda humanitária. É urgente redescobrir as raízes da convivência civil, social e religiosa no Paquistão”, exortou. Além disto, “levanta-se um forte questionamento sobre aqueles que fomentam e usam o integralismo religioso islâmico”.

A condenação dos ativistas católicos

O advogado católico Mushtaq Gill Sardar, ativo defensor dos direitos humanos, declarou: “condenamos com força esta atrocidade. Como cristãos no Paquistão nos sentimos unidos aos nossos concidadãos muçulmanos, marcados pela dor, e unimos a eles as nossas orações. Dizemos a eles: choramos com vocês os vossos caros e as vossas crianças. Estamos ao lado de vocês: a nossa comum humanidade exige isto. Pedimos ao governo para tomar sérias providências para erradicar o terrorismo e o extremismo religioso do Paquistão. É tempo de agir contra aqueles que abertamente propagam o ódio religioso, o extremismo e o terrorismo em nome da religião”.

Dia de luto nacional

O dia após o massacre é de luto nacional no Paquistão. Vigílias de oração e encontros de reflexão são organizados em todo o país. Também em muitas igrejas cristãs são realizados encontros de oração.

 

Fonte: Rádio Vaticano


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *