Igreja

JMJ Lisboa 2023 já tem o Terço oficial, produzido na terra de Nossa Senhora de Fátima

Com o terço em mãos, os jovens poderão participar de momentos virtuais de intercessão pelo encontro com o Papa Francisco.

comshalom
Fotografias dos terços da JMJ Lisboa 2023. Lisboa, 31 de Março de 2021. FILIPE AMORIM

Faltando poucas semanas para o mês de maio, mês de Nossa Senhora de Fátima, o Comitê Organizar Local (COL) lançou o terço oficial da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023, em Lisboa, Portugal. O artigo religioso está disponível em três modelos diferentes e é confeccionado em Fátima, cidade em que a Virgem Maria apareceu em terras portuguesas. Com o terço em mãos, os jovens poderão participar de momentos virtuais de intercessão pelo encontro com o Papa Francisco.

O primeiro momento de oração está previsto para 1º de maio, online, com a participação dos jovens das dioceses portuguesas. “Num país marcadamente de tradição mariana como Portugal, o terço não poderia deixar de ser um dos elementos identificadores da JMJ, a par do logotipo e hino oficiais. Aliás, alegrou-nos muitíssimo a mensagem do senhor Presidente da República que partilhou conosco a intenção de o Papa Francisco desejar visitar Fátima no contexto da JMJ”, refere Dom Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa e Presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023.

Tendo como ponto de partida a identidade gráfica da Jornada, foram desenhadas duas versões especiais, uma em Madeira e outra em Plástico 100% reciclado. São ambas constituídas pela cruz da JMJ LISBOA 2023 e pelo passador com o tema da JMJ (“Maria levantou-se a partiu apressadamente” Lc 1, 39). Nas cinco contas do Pai-Nosso está a referência “JMJ Lisboa 2023”, impressa nos idiomas oficiais (português, espanhol, inglês, francês e italiano). Há ainda uma versão standard, em madeira com a Cruz da JMJ.

Um terço inclusivo, amigo do ambiente e made in Fátima

Os terços são montados manualmente, numa fábrica em Fátima (Portugal), e com recurso a matéria-prima amiga do ambiente (madeira e plástico 100% reciclado). As embalagens são também feitas de cartão reciclado e utilizam linguagem inclusiva – braile e pictogramas –, cumprindo o propósito de fazer da JMJ um encontro de todos para todos.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *