Jovens de vários países representaram toda a Juventude Shalom Internacional, escrevendo cartas para recordar o mesmo feito que o fundador da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo, fez aos pés de São João Paulo II, em 1980, ao ofertar a própria vida pelos jovens, presenteando o Papa com uma carta onde expressava este desejo.
A entrega das cartas foi feita durante o Encontro Internacional da Obra (10/07), escritas em português por jovens brasileiros de todas as regiões do Brasil, mas também em outros idiomas, como espanhol, inglês, italiano, francês, polonês, húngaro e árabe.
Adriana Rivera, responsável pelo setor da difusão do Carisma Shalom, explica que, a partir de um modelo, vários jovens escreveram em seus respectivos idiomas, expondo a mesma oferta de vida. “Recebemos cartas em vários idiomas escritas por jovens representantes de onde a Comunidade está e que, como presente, desejam colocar suas vidas à disposição, em vista da evangelização dos jovens. Nós imprimimos e colocamos na Adoração do Santíssimo durante o Encontro Internacional da Obra, colocando aos pés do Santíssimo Sacramento como presente a nossa vida, como nosso fundador fez em 1980”.
Esta ação não foi meramente simbólica, mas uma expressão real, de uma juventude sedenta de amor e desejo de uma vida ofertada. A juventude, embora cheia de força e alegria, encontra diante de si muitas interrogações e dificuldades, as quais deve enfrentar no caminho de amadurecimento humano. Mas, em e com Deus, são capazes de reencontrar motivos para uma maior intimidade com o Pai, impulsionando assim, irem mais longe.
Como já disse, o Santo Padre, Papa Francisco, os “jovens não são o futuro, mas o ‘agora’ de Deus”. Ou seja, o jovem é o reflexo de Cristo Vivo em meio a uma sociedade, que por vezes não vê mais esperança e alegria. Na Igreja Católica, esta disposição, energia, criatividade, ousadia, e vontade de participar, aprender, compartilhar, são oportunidades para uma nova evangelização .
No Carisma Shalom, nossos Estatutos citam no Preâmbulo: “Nascida no meio dos jovens, a Comunidade tenha para com eles amor e dedicação especiais. Sem descuidar das demais dimensões do apostolado, dedique especial carinho ao acolhimento e apostolado da juventude. Os membros da Comunidade cultivem continuamente seu ardor juvenil e mantenham sempre a juventude espiritual que nos marca.” O jovem é um grande combustível da Vocação Shalom.
É com a ousadia, coragem e disposição dos jovens que, por vezes, somos motivados a um Novo de Deus, e assim renovamos o desejo de ofertar nossas vidas. Onde precisarem de nós, lá estaremos.
Modelo da Carta
Pai de amor e de bondade,
Inflamado(a) pelo Teu Amor que me encontrou e me encheu com a sua misericórdia, aqui estou diante de ti com o desejo de ofertar a minha vida e entregar tudo o que sou por amor a Cristo, em favor da humanidade ferida, para que a Tua graça produza em mim e no mundo o fruto da Tua paz.
Eis-me aqui nesse dia tão especial, onde meu coração transborda em louvor por essa magnífica vocação que mostrou-me o caminho da verdadeira paz, aqui deposito o meu presente, sei que nada tenho para te dar, mas ofereço a minha vida pela igreja, pelos jovens e por toda a humanidade.
Te suplico que envies o teu Espírito Santo a fim de que esta oferta se una ao Corpo e o Sangue de Cristo e, através dela, a humanidade possa sentir o perfume da oferta do Teu Filho Jesus.
Eis-me aqui!
E com os meus irmãos do mundo inteiro quero dizer SIM! Como um povo em movimento, como Obra Shalom que deseja gritar ao mundo que Cristo é a nossa paz até os confins da Terra!
Amém.