Notícias

Jovens do Shalom participam de encontro com mãe do beato Carlo Acutis

A reunião online contou com a participação de cerca de 40 jovens, consagrados, padres e leigos franceses, italianos, libaneses e um brasileiro.

comshalom
Da esquerda para direita: Corentin, Lisa, Étienne, Célia et Samuel.

Foto: Arquivo pessoal. Da esquerda para direita: Corentin, Lisa, Étienne, Célia e Samuel.

A semana começou de forma surpreendente para os dois jovens missionários da Comunidade Shalom, em Toulon, na França, Lisa Beltrando e Samuel Martins. Eles foram convidados para participar de uma conversa online com a mãe do beato italiano Carlo Acutis, Antonia Salzano. A videochamada aconteceu na última segunda- feira (22), e foi organizada pela Comunidade Beatitudes.

“Fomos convidados no dia mesmo por um jovem amigo nosso que faz parte da Comunidade Beatitudes, esta foi a primeira graça”, conta Lisa. A reunião online contou com a participação de cerca de 40 jovens, consagrados, padres e leigos franceses, italianos, libaneses e um brasileiro.

Heróis da Fé: Conheça Carlo Acutis, o ciberapóstolo da Eucaristia

Santidade no ordinário

Durante uma hora, Antonia contou sobre fatos da vida de Carlo e respondeu às perguntas dos participantes. Para Lisa, o que mais ressoava das palavras da mãe do Beato era de que a santidade é algo simples e possível para todos. “Estávamos com mais três jovens daqui de Toulon e em nosso coração ardia o desejo pela santidade. Era muito forte. Conforme ela ia falando, sentíamos a presença de Carlo. Também rezamos com ela, e pedimos a intercessão de Carlo Acutis, pela recuperação de uma consagrada da Comunidade Beatitude que estava com Covid”, relata a jovem missionária francesa.

O que chamou também a atenção de Lisa, era que Carlo se confessava semanalmente e também buscava a adoração ao Santíssimo Sacramento sempre antes ou após ter participado da missa.

Um amigo próximo

A Comunidade Shalom tem por tradição a cada novo ano “sortear um santo padrinho”, acredita-se que é este santo que escolhe a pessoa e intercede por ela em seu caminho de santidade naquele ano.

“Antes mesmo do sorteio eu já falava que o meu amigo desse ano seria Carlo Acutis. Eu tinha certeza que seria ele. Quando naqueles vários papeis fechados peguei o nome dele, eu me alegrei por ele ter realmente me escolhido”, relata o missionário Samuel Martins que tem Carlo Acutis como um “amigo próximo” e santo padrinho de 2021.

Durante o encontro virtual com a mãe de Carlo, “eu ficava olhando ela falar e pensava: É o filho dela! Ela viveu com um santo por 15 anos”, conta Samuel. Em 2014, o missionário encontrou um folheto no chão do Centro de Evangelização Shalom em Propriá (SE), onde ele estava em missão na época, que contava a história de Carlo Acutis. “Foi assim que o conheci. Me chamou atenção um jovem da minha idade que estava no caminho de beatificação. Desde então comecei a contar com sua intercessão e para onde ia sempre falava dele. As pessoas chegavam inclusive a me perguntar se eu havia conhecido ele pessoalmente”, lembra com alegria. 

Para ele, que já alcançou várias graças pela intercessão de Carlo, inclusive o milagre da cura do câncer do seu irmão mais velho, participar desse momento com a mãe do “Beato amigo” foi para conhecer ainda mais sobre ele. “Ela contou que Carlo tinha uma grande devoção aos anjos, e que dizia que todos deveríamos rezar com mais fé aos nossos anjos da guarda. Também disse que Carlo dizia que na Trindade o Pai e o Filho tem o lugar deles no céu, e que o lugar do Espírito Santo é em nossos corações.

Antonia contou aos jovens que Carlo também tinha essa devoção de “tirar” um santo intercessor e, sempre era algum título mariano ou da Sagrada Família, até que no ano de sua morte, em 2006, Carlo foi escolhido pelo santo Alexandre Sauli, e veio a falecer um dia depois que a Igreja faz memória deste santo

Desejo de santidade

Ao final da reunião online, os missionários juntamente com os jovens da Diocese de Toulon sentiram vontade de rezar e foram para a Capela da casa e com um grande louvor a Deus agradeceram por aquela oportunidade e pelo desejo de santidade que havia brotado em seus corações.

Carlo Acutis faleceu aos 15 anos, ficou conhecido como o pioneiro no uso da internet para divulgar os milagres Eucarísticos. A sua beatificação ocorreu em 10 de outubro do ano passado, após a comprovação de um milagre acontecido no Brasil.

Leia mais:

Aprovado o milagre que levará à beatificação Carlo Acutis, o ciberapostólo da Eucaristia

Diocese de Assis divulga fotos do Corpo do Servo de Deus Carlo Acutis

Oração pela cura dos enfermos de Coronavírus


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.