Igreja

Leão XIV inicia sua primeira viagem apostólica com destino à Turquia e ao Líbano

A viagem marca a celebração dos 1.700 anos do Primeiro Concílio de Niceia (325),

comshalom
Foto: Vatican News

Na manhã de 27 de novembro de 2025, o Papa Leão XIV embarcou do aeroporto de Roma-Fiumicino para dar início à sua primeira viagem apostólica internacional, que o levará à Turquia (Türkiye) e, posteriormente, ao Líbano. A viagem marca a celebração dos 1.700 anos do Primeiro Concílio de Niceia (325), um marco da fé e da unidade da Igreja — e o Papa visitará a antiga cidade de İznik (Niceia), retomando um legado ecumênico histórico.

| Leia também: Na unidade da fé: Papa Leão XIV lança carta apostólica para os 1.700 anos do Concílio de Nicéia

Em Istambul, está previsto encontro com o Patriarca Bartolomeu I e representantes de outras confissões cristãs, com a assinatura de uma declaração conjunta — gesto simbólico de comunhão, diálogo e reconciliação entre cristãos de diferentes tradições.

A agenda também inclui visitas a locais inter-religiosos, mesquitas históricas e comunidades de migrantes e minorias cristãs, numa clara demonstração de proximidade, diálogo e solidariedade.

Encontro com autoridades

Em seu discurso às autoridades, aos representantes da sociedade civil e ao Corpo Diplomático, no Palácio Presidencial, em Ancara, o Papa manifestou alegria de iniciar as viagens apostólicas de seu pontificado a partir da Turquia, “uma vez que esta terra está indissoluvelmente ligada às origens do cristianismo e hoje convida os filhos de Abraão e toda a humanidade a uma fraternidade que reconheça e valorize as diferenças”.

“Desejo assegurar que pretendem contribuir positivamente para a unidade de seu país também os cristãos, que são e se sentem parte da identidade turca, tão apreciada por São João XXIII, recordado por vocês como o “Papa turco” pela profunda amizade que sempre o ligou ao seu povo.”

Leão XIV lembrou a visita à Turquia de quatro Papas – Paulo VI, em 1967; João Paulo II, em 1979; Bento XVI, em 2006; e Francisco, em 2014.

Isso “atesta que a Santa Sé não só mantém boas relações com a República da Turquia, mas deseja cooperar na construção de um mundo melhor com a contribuição deste país, que constitui uma ponte entre o Oriente e o Ocidente, entre a Ásia e a Europa, e um ponto de confluência de culturas e religiões”.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Pope Leo XIV (@pontifex)


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *