Formação

Líder insuperável

comshalom

    Dom Aloísio Roque Oppermann 

   É inútil procurar pessoa mais influente, de maneirapermanente, na história da humanidade. Sua influência é duradoura, cheia desabedoria e determinação. O Apóstolo Paulo não pode ser qualificado como umhomem vacilante, sem motivação na vida, ou entregue aos caprichos da opiniãovigente. Ele é uma personalidade que descobriu a espinha dorsal de sua vida:Jesus Cristo. Por seu amado Mestre, o Apóstolo das nações, gastou todas suasenergias, empregou toda a sua privilegiada inteligência, buscou todas aspessoas para lhes passar a grande descoberta. Foi um homem prendado de dotesnaturais extraordinários. Suas características mais evidentes são inteligência,forte personalidade, profundidade, arrojo, e ao mesmo tempo mansidão. Paraperceber esta última qualidade comentada, basta ler as suas insuperáveis epístolas. Nunca se torna agressivo, ouparte para o insulto. Mesmo escrevendo com firmeza aos gálatas, para eles abreseu coração e a eles narra acontecimentos biográficos, não comentados em outrosescritos. Sempre é construtivo, e com o coração cheio de amor. Mas um amoramadurecido, dentro do quadro do Cristo Crucificado.

        É impressionante verificar os milhares de quilômetros quepercorreu, as distâncias marítimas que enfrentou, para encontrar pessoas queaceitassem Jesus Cristo, e concordassem em formar comunidades. Sabia ter apaciência de permanecer em certos agrupamentos cristãos, apenas iniciados, pormeses, e às vezes por vários anos. O objetivo era firmá-los na fé e na caridadefraterna. Não há nenhum assunto que não tenha tratado com maestria: Cristoressuscitado, o batismo, o matrimônio, a Eucaristia, a Igreja, a pureza na fé,e a proposta universal de salvação para toda a humanidade. Os vícios, os errosdoutrinários, os maus comportamentos morais, sabia combate-los com argumentos.Na comemoração dos dois mil anos de seu nascimento, é preciso redescobrir seuardor missionário. Seu amor para com os outros era tão extraordinário, quechegou a pedir ao Senhor que ele próprio “fosse condenado, para que os outrosfossem salvos” (Rom 9, 3). Ele é o mestre de todos os mestres, o Doutor dasNações. Foi prendado por Deus como ninguém.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *